-Publicidade-

Origem animal do coronavírus é ‘muito provável’, informa OMS

A organização publicou um relatório detalhado sobre o assunto nesta terça-feira, 30
Coronavírus pode ter surgido de um animal, segundo a OMS
Coronavírus pode ter surgido de um animal, segundo a OMS | Foto: Reprodução/Flickr

A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, provavelmente se espalhou para as pessoas por meio de um animal, segundo relatório de 120 páginas da Organização Mundial da Saúde (OMS). O documento, divulgado nesta terça-feira, 30, dá quatro possíveis fontes para o vírus: transmissão direta de uma fonte animal, descrita como “transbordamento”; um hospedeiro animal intermediário que foi infectado por um morcego, seguido por transbordamento; contaminação através de alimentos congelados; ou vazamento acidental de um laboratório. De acordo com o estudo, o transbordamento direto é considerado “via possível a provável”, enquanto a introdução por meio de hospedeiro intermediário é considerada “via provável a muito provável”. A introdução por meio de produtos alimentícios é considerada “via possível”; já a introdução por meio de um incidente de laboratório foi considerada “via extremamente improvável”. O relatório foi escrito por uma equipe internacional composta por 17 especialistas chineses mais 17 especialistas de outros países, além da OMS, da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (Goarn) e da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE).

Leia também: “O coronavírus veio de um laboratório chinês, garante ex-diretor de agência sanitária”

Com informações da CNN Brasil

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

10 comentários

  1. “O relatório foi escrito por uma equipe internacional composta por 17 especialistas chineses mais 17 especialistas de outros países, além da OMS…..”…sim, sim…..claro que sim….. (ironia)…..

    1. Antes eu tinha minhas dúvidas quanto à origem do vírus.
      Agora com a declaração da OMS, tenho certeza: cravo o incidente de laboratório na cabeça.

  2. A origem do vírus todos sabemos qual foi, o que a OMS e esses especialistas nunca disseram ao mundo como que a imensa população chinesa de 1.4 bi de habitantes foi tratada para ter tão pouca letalidade. Fizeram lockdown em todo território chinês e nenhum chinês viajou para o mundo após meados de 2019, ou atingiram rapidamente a imunidade de rebanho sem vacinação? Quais medicações utilizaram para a cura enquanto não tinham vacinas? Custa os chineses explicarem para a Katia Abreu, Randolfe, Tasso e outros inúteis servidores públicos como fizeram?

    1. Percebam o sofisma. “Origem animal” inclui os morcegos do Laboratório de Wuhan de onde os vírus eram extraídos e turbinados através dos experimentos de “ganhos de funcao”.

      1. Liguem os pontos. A ressalva de que a China teria escondido “dados brutos” dos pesquisadores eh apenas para simular uma pretensa insencao e dar o mínimo de credibilidade a essa lorota absurda.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.