A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) rejeitou a ideia de adotar uma zona de exclusão aérea sobre o território da Ucrânia, como havia pedido o governo local.
Zonas de exclusão aérea são regiões estabelecidas em que as aeronaves são impedidas de voar. No campo militar, funcionam para vigiar e impossibilitar ataques do agressor, e, em caso de violações, a ordem inclui o abate da aeronave que entra na área restrita.
A decisão foi tomada em encontro dos ministros das Relações Exteriores dos países que integram a aliança, nesta sexta-feira, 4, em Bruxelas, na Bélgica. A reunião foi organizada de forma extraordinária para discutir a crise no Leste Europeu.
O chefe da diplomacia da República Tcheca, Jan Lipavsky, disse que, ao adotar a zona de exclusão, a organização se colocaria dentro do conflito. “A Otan é uma organização defensiva, e temos que defender nossos membros. Essa é nossa tarefa”, afirmou o chanceler tcheco. Lipavsky ainda garantiu que a República Tcheca e outros Estados estão fornecendo armas para a Ucrânia, o que vai permitir que o próprio país aplique a zona de exclusão aérea.
Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Romênia, Bogdan Aurescu, disse que a Otan deve acelerar a criação do novo batalhão que está sendo mobilizado para o país, sob a liderança da França.
Já a chanceler do Canadá, Mélanie Joly, garantiu que deve ser feita uma grande pressão sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, porque é o “único meio de garantir que essa loucura pare”. A ministra, contudo, disse que a “linha vermelha” para o governo canadense é “assegurar que não se desencadeie um conflito internacional”.
Esse Assassino colonialista Russo é completamente maluco, e, o próprios oligarcas e a alta cúpula das Forças Armadas Russas vão servir o “Pudin” de sobremesa
Este ditador russo deve ter uma série de problemas psicológicos e distúrbios sexuais