Papa Francisco diz ‘respeitar’ o fim de Roe vs. Wade

Sacerdote também defendeu a ideia de que a vida começa na concepção
-Publicidade-
Em outubro de 2018, o papa chegou a comparar a interrupção voluntária da gravidez a "contratar um assassino"
Em outubro de 2018, o papa chegou a comparar a interrupção voluntária da gravidez a "contratar um assassino" | Foto: Reprodução/Flickr

O papa Francisco disse que respeita a decisão da Suprema Corte dos EUA de tornar o aborto inconstitucional. Além disso, o sacerdote reafirmou a cosmovisão cristã de que a vida começa na concepção.

“Respeito as decisões”, afirmou o papa, em entrevista à agência de notícias Reuters, na segunda-feira 4. “Não entendo os detalhes da decisão de 50 atrás. Portanto, não posso dizer se foi certo ou errado do ponto de vista judicial.”

Para o papa, existem evidências científicas de que um feto no útero é um ser humano. “Devemos ser científicos”, afirmou. “Qualquer livro de embriologia [ramo da medicina que estuda o desenvolvimento do ser vivo] diz que 30 dias depois da concepção já existe DNA e a disposição de todos os órgãos.”

-Publicidade-

O sacerdote também questionou se é correto matar uma vida para resolver outro problema. Segundo ele, esse é o ponto principal e moral.

Desde 2013, quando assumiu o papado, o pontífice aderiu às doutrinas ortodoxas da Igreja Católica, tornando-se oponente ativo do aborto. Em outubro de 2018, o papa chegou a comparar a interrupção voluntária da gravidez a “contratar um assassino” para matar o bebê.

Depois que a Corte dos EUA derrubou o Roe vs. Wade, Andrea Tornielli, diretora editorial do Vaticano, elogiou a decisão por defender a vida. Contudo, Andrea também afirmou que ser à favor da vida significa também ser contra outras questões que ameaçam a vida, para além do aborto, como armas, pobreza e altas taxas de mortalidade materna.

O arcebispo Vincenzo Paglia, chefe da Pontifícia Academia para a Vida, também teceu elogios à decisão do STF dos EUA. “O fato de os EUA serem um país grande e com uma longa tradição democrática, mostra que a questão do aborto é um desafio para o mundo inteiro”.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.