A partir desta sexta-feira, 2, cerca de metade dos portugueses será submetida a um toque de recolher noturno, das 23 horas às 5 da manhã. Portugal ultrapassou, nesta semana, a marca de 2.000 novos casos diários de covid-19. Desde fevereiro isso não acontecia no país.
O toque de recolher vai ser aplicado nos 45 municípios com as maiores taxas de contágio, incluindo a capital Lisboa, noticiou o jornal Valor Econômico. Pelo segundo fim de semana consecutivo, o acesso à área metropolitana da capital, para moradores de outras regiões, está proibido, conforme reportou Oeste.
Antes da chegada da variante Delta e de sua transmissão doméstica, Portugal estava com média diária de 500 infectados. Segundo dados do Our World in Data, a variante já é a causa de 74% das infecções pelo novo coronavírus no país.
“Não estamos em um momento de alegar que a pandemia está sob controle”, afirmou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva. “Precisamos seguir as regras, evitar aglomerações e conter os números.”
Vacinação
Portugal tem buscado acelerar sua campanha de vacinação. Um terço dos portugueses está completamente imunizado, tendo completado o regime vacinal. Os maiores de 18 anos poderão tomar a primeira dose do imunizante a partir do próximo domingo, 4.
Confira os números atualizados do Brasil e do Mundo no painel “Os números da covid-19”, publicado por Oeste e atualizado diariamente
a pior variante é o medo e a subserviência da população com relação a esses tiranos
Variantes do covid-19: alfa, beta, gama, delta, eta… A variante delta é a indiana e a última versão a eta, ao que tudo indica apareceu na Alemanha. Onde isso irá parar? Vão dizer que esse vírus é originário da natureza? Me enganem que eu gosto… Já desconfio de tudo, inclusive dessas vacinas. Coincidência ou não, essas duas últimas variantes apareceram durante a vacinação em massa. Não sou médico e muito menos virologista mas não é preciso ter mais do que cinco neurônios para desconfiar disso.
Me esqueci da mais uma variante; a variante lambda originária do Perú em um post logo abaixo. No alfabeto grego, da letra eta para a lambda existem várias outras (teta, iota e kappa), já saltaram todas essas letras ou a coisa está pior do que eu penso? Enfim, só falta gastar todo o alfabeto grego e passar para o hebraico (aleph, beit, veit…). É senhores, o negócio está feio e com um buraco no meio…