Partido do premiê indiano sofre derrota em meio à escalada da covid-19

Revés eleitoral de Narendra Modi se dá em um momento de recrudescimento da epidemia no país
-Publicidade-
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sofreu dura derrota eleitoral
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sofreu dura derrota eleitoral | Foto: Alan Santos/Presidência da República

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, sofreu uma importante derrota eleitoral em um Estado considerado crucial para as pretensões do governo. No domingo 2, o Bharatiya Janata (BJP), legenda do premiê, foi superado pelo Partido do Congresso Trinamool (TMC) no distrito de Bengala Ocidental, que reúne 91 milhões de habitantes.

De acordo com os resultados divulgados pela Comissão Nacional Eleitoral, o TMC ficou com 213 dos 292 assentos disponíveis, enquanto o BJP assegurou apenas 77. No mês passado, Modi havia projetado uma vitória de seu partido com mais de 200 cadeiras.

-Publicidade-

Leia mais: “Covid-19: Índia ultrapassa México e agora é o 3º país com mais mortes”

O revés eleitoral do primeiro-ministro indiano se dá em um momento de recrudescimento da epidemia de covid-19 no país. A Índia se transformou no novo epicentro mundial da doença. Em março, Bengala Oriental registrava uma média de 250 infecções pelo coronavírus por dia — esse número hoje chega a 17 mil.

Como noticiamos mais cedo, a Índia ultrapassou o México e se tornou o terceiro país com o maior número de mortes causadas pela doença. Segundo o site Our World in Data, já são mais de 219 mil óbitos e 19,9 milhões de infectados no país. Nas últimas 24 horas, foram  3,4 mil mortes e 368 mil novos casos.

A oposição ao atual governo também venceu nos Estados de Tamil Nadu e Kerala. O BJP, por sua vez, manteve o poder em Assam e conquistou o território federal de Puducherry.

Leia também: “EUA prometem ajuda à Índia; Modi fala em ‘tempestade’ de covid-19”

Com informações do The New York Times e de agências internacionais

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site