A Páscoa é o um dos mais importantes períodos do calendário cristão. Em 2022, para a Igreja Ortodoxa, ela é celebrada neste domingo, 24, uma semana depois da comemoração feita pela Igreja Católica.
Em 1582 foi criado o Calendário Gregoriano, adotado e promovido pelo papa Gregório. Entretanto, as tradições ortodoxas dentro do cristianismo continuaram usando o Calendário Juliano. O patriarca Bartolomeu, líder espiritual da igreja ortodoxa, celebrou no sábado 23, à noite, a liturgia na catedral de São Jorge, em Istambul.
Apesar das diferenças entre as datas, para as duas igrejas, que são cristãs, o motivo da celebração é o mesmo: a ressurreição de Jesus Cristo. Na Ucrânia e na Rússia, a Páscoa é comemorada hoje.
Páscoa no meio da guerra
Desde 24 de fevereiro, os russos mantêm uma invasão ao território ucraniano. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, pediu que houvesse uma trégua entre os dois países nesse período. Mas o conflito não foi interrompido.
Ainda assim, os fiéis tentam celebrar a Páscoa Ortodoxa. Em Zaporizhzhya, cidade da Ucrânia, o medo de ataques não impediu que alguns deles fossem à igreja neste domingo.
“O sol está brilhando o céu tem nuvens, mas não há paz em minha alma”, disse uma fiel ucraniana à RTP, uma emissora de televisão de Portugal. “Quero muito que a Ucrânia tenha liberdade, amor e esperança.”
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Entre ou assine para enviar um comentário *
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.