Uma equipe de cientistas descobriu que pássaros da mesma espécie podem se divorciar, assim como os humanos, por promiscuidade ou traição no relacionamento.
O estudo foi publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, na quarta-feira 5.
De acordo com o estudo, cerca de 90% das espécies de aves geralmente têm um único companheiro durante pelo menos uma estação de reprodução.
Leia também: “Cientista encontra ‘ouro flutuante’ em baleia morta'”
O “divórcio” entre as aves é um evento em que um desses animais muda de parceiro, para uma estação de reprodução subsequente, mesmo quando seu parceiro original ainda está vivo.
O que motiva um pássaro a se divorciar
A pesquisa revela dois fatores principais envolvidos no divórcio em uma grande quantidade de espécies de aves, que são a promiscuidade masculina e migrações de longa distância.
Os cientistas afirmam que as taxas de “separação” para mais de 230 espécies de aves com dados de mortalidade e distâncias de migração são “notavelmente altas”. A equipe também descobriu que as maiores taxas de divórcio se encontravam em espécies com distâncias de migração mais longas.
“Após a migração, os pares podem chegar ao seu destino de forma assíncrona, levando a uma situação em que a chegada antecipada pode acasalar com um parceiro diferente, resultando em um ‘divórcio'”, informam os pesquisadores. “A migração também pode levar a pares pousando em diferentes locais de reprodução, causando ‘divórcio’ devido à perda acidental.”