O mundo está pior e fora de rumo. Essa é a percepção da população global, segundo a última pesquisa “What Worries the World” (O que preocupa o mundo), realizada em agosto de 2021 pela Ipsos Global Advisors em 28 países.
O sentimento negativo predomina em dois de cada três países. Em média, 64% dos entrevistados dizem que a situação em seu país segue no caminho errado, enquanto apenas 36% consideram que está indo na direção certa. Esse quadro é um pouco mais pessimista do que os dados mostrados no início do ano (62%, contra 38%) e há um ano (57%, contra 43%).
Leia também: Israel mostra como deve ser o mundo pós-coronavírus
Na ala dos descrentes, encontram-se a Colômbia (88%), a Turquia (87%), a África do Sul (83%) e o Peru (80%). O Brasil ocupa a sétima posição, com 74% de aflitos. Entre os mais otimistas, estão a Arábia Saudita (88%), a Índia (63%), o Canadá (48%) e a Alemanha (45%).
A lista dos principais motivos de preocupação é encabeçada pelo coronavírus (37%), seguida pelo desemprego, pela pobreza e desigualdade social (31%), pela corrupção financeira e política (29%) e pela violência (25%).