Cenas de repressão policial foram registradas durante os protestos realizados no último domingo, 11, em Cuba. Nas imagens, manifestantes aparecem sendo espancados por oficiais da ditadura castrista, que há 62 anos comanda a ilha caribenha com mão de ferro.
Uma "passeata", segundo o ex-presidente @LulaOficial. pic.twitter.com/B3J9xBeKbY
— Leonardo Coutinho (@lcoutinho) July 14, 2021
De acordo com a organização não governamental (ONG) Human Rights Watch, a ditadura cubana prendeu 150 manifestantes desde o início dos protestos no país. Uma pessoa morreu. Segundo a entidade, a maioria das detenções ocorreu em casa.
"É só uma passeata." (drão, Lula) #CubaLibre pic.twitter.com/vENn675XLh
— Ronaldo Carvalho (@RonaldoSJDR) July 14, 2021
Conforme noticiou Oeste, a jornalista Camila Acosta, correspondente do jornal ABC, foi detida. Nem mesmo uma influenciadora digital foi poupada pelo regime de Miguel Díaz-Canel — Dina Stars foi presa enquanto concedia entrevista ao canal Cuatro, da Espanha.
CUBA 🇨🇺 | Así responden a grupo de represores vestidos de civil armados con palos para detener las protestas. Holguín, Cuba. #SOSCuba pic.twitter.com/0twvJiwQsf
— Yusnaby (@Yusnaby) July 12, 2021
Devido à gravidade da situação, o diretor-executivo da Human Rights Watch para a América, José Miguel Vivanco, criticou o silêncio da alta-comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, sobre a repressão da ditadura castrista aos cubanos.
.@mbachelet no se ha pronunciado sobre violaciones de DDHH en Cuba desde que asumió como Alta Comisionada de Naciones Unidas para DDHH.
¿Romperá el silencio ahora que el régimen está reprimiendo la manifestación más importante en el país en décadas?
— José Miguel Vivanco (@VivancoJM) July 14, 2021
“Bachelet não se pronuncia sobre as violações dos direitos humanos em Cuba desde que se tornou a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos”, escreveu Miguel Vivanco, no Twitter. “Será que ela vai quebrar o silêncio agora, visto que o regime está reprimindo a manifestação mais importante no país em décadas?”
HOY | Los uniformados castristas reprimen al pueblo cubano desarmado y pacífico que pide LIBERTAD en las calles de Cuba. #SOSCuba pic.twitter.com/nW3r36Um0V
— Yusnaby (@Yusnaby) July 12, 2021
Leia também: “Cuba está à beira de uma guerra civil, diz Zoe Martínez”
ONU e OMS duas instituições que deveriam ser extintas pois só trabalham em prol ao capital e interesses escusos.
Cubanos desarmados sendo massacrados e mortos e NADA é feito.NADA.
Esquerdalha tem que ir pro inferno.
Morte a todos esquerdopatas.
Fascínoras