As Forças Armadas da Polônia estão recebendo reforço militar dos Estados Unidos. “Os primeiros militares chegaram ao aeroporto de Jesionka”, declarou o major polonês Przemyslaw Lipczynski neste sábado, 5.
Lipczynski afirmou que as principais forças de um contingente americano de 1,7 mil soldados planejam desembarcar “em breve”. De acordo com o militar, os preparativos logísticos para o envio de reforços “começaram desde a semana passada”.
Na quarta-feira 2, os norte-americanos anunciaram o envio de 3 mil soldados adicionais ao leste da Europa para defender os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) “contra qualquer agressão”. O movimento de tropas ocorre em meio aos esforços diplomáticos para convencer a Rússia de retirar as tropas estacionadas na fronteira com a Ucrânia.
Há meses, os russos estão mobilizando milhares de soldados para a fronteira ucraniana, o que o ocidente tem visto como o sinal de um ataque eminente. Moscou nega as acusações e se diz ameaçada pela Otan.
O envio de reforço militar dos Estados Unidos soma-se aos 8,5 mil soldados colocados em estado de alerta no final de janeiro pelo presidente Joe Biden que podem ser enviados para uma eventual reação rápida da Otan.
Além disso, a Ucrânia também recebeu apoio militar dos Estados Unidos. Na terça-feira, 3, o país recebeu 500 toneladas de armamentos enviados pela Casa Branca.
Leia também: “Rússia X Ucrânia – De que lado você está?”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 97 da Revista Oeste