publicidade
Mundo

Porta-voz do regime do Irã morre em ataque de EUA e Israel

Ali Mohammad Naini havia desafiado Donald Trump horas antes; eliminação amplia lista de baixas no alto escalão

Ali Mohammad Naini era porta-voz do regime iraniano | Foto: Reprodução/Redes sociais
Ali Mohammad Naini era porta-voz do regime iraniano | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Guarda Revolucionária do Irã afirmou nesta sexta-feira, 20, que seu porta-voz, Ali Mohammad Naini, morreu em um ataque atribuído aos Estados Unidos e a Israel. Em nota divulgada pela Sepah News, a corporação classificou a ofensiva como “terrorista” e disse que o general de brigada “foi martirizado” ao amanhecer.

A informação também foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel.

Receba nossas atualizações

Naini ocupava desde 2024 o cargo de porta-voz do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica e também atuava nas relações públicas da força. Horas antes de morrer, havia adotado tom de desafio contra Washington e ironizado declarações do presidente dos EUA, Donald Trump.

“Trump não disse que a Marinha do Irã foi destruída”, indagou. “Se disse, que envie seus navios para o Golfo Pérsico, se tiver coragem.” Na mesma fala, disse que o país segue produzindo armamentos mesmo sob pressão externa e exaltou a indústria de mísseis.

Israel diz que Irã está enfraquecido

A bandeira do Irã tremula em frente ao prédio de escritórios da ONU, que abriga a sede da AIEA, em Viena, Áustria - 21/5/2021 | Foto: Lisi Niesner/Reuters
A bandeira do Irã tremula em frente ao prédio de escritórios da ONU, que abriga a sede da AIEA, em Viena, Áustria – 21/5/2021 | Foto: Lisi Niesner/Reuters

As declarações também respondiam ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que afirmou na quinta-feira, 19, que a República Islâmica já não tem capacidade de enriquecer urânio nem de produzir mísseis balísticos. Segundo ele, as forças israelenses estão “esmagando” essas estruturas.

Na segunda-feira 16, o comandante do Comando Central dos EUA, almirante Brad Cooper, disse que mais de cem embarcações iranianas foram destruídas. O órgão também divulgou imagens de ataques contra alvos ligados à ameaça ao Estreito de Ormuz, rota por onde passa cerca de um quinto do petróleo mundial.

Naini entra na lista de integrantes da cúpula iraniana mortos na ofensiva norte-americana e israelense. Entre eles estão o líder supremo, Ali Khamenei, morto em 28 de fevereiro, além de Ali Larijani e Gholamreza Soleimani.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. José Antônio Batalha Zocccoler
    José Antônio Batalha Zocccoler

    E aí porta voz , onde tá tu, foi pros quintos do inferno kkkkk

  2. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    O ÚLTIMO A SAIR APAGA A LUZ…
    TA FICANDO IRÔNICO… ACHO QUE O NINE PODIA MANDAR O ALKIMIN LÁ AJUDAR ELES….

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.