Gianni Infantino, presidente da Fifa, recuou sobre o plano de realizar uma Copa do Mundo a cada dois anos. No ano passado ele já havia sido fortemente criticado pela proposta.
“Deixe-me ser muito claro que a Fifa não propôs um processo bienal”, declarou Infantino, na quinta-feira 31, durante uma reunião do órgão no Catar. “No último Congresso da Fifa, passou uma votação, com 88% de votos, a favor de estudar a viabilidade da Copa do Mundo a cada dois anos”.
De acordo com o dirigente, “a administração da Fifa, sob a liderança do ex-técnico do Arsenal, Arsene Wenger, deu início ao estudo de viabilidade”. Segundo a Agência Brasil, uma pesquisa em fevereiro com mil jogadores profissionais de futebol, revelou que dois terços dos atletas preferem que o campeonato seja realizado a cada quatro anos — como é feito atualmente. O sindicato global da Federação Internacional de Jogadores de Futebol organizou o levantamento.
Copa do Mundo Fifa
Disputado pela primeira vez em 1930, o torneio vem sendo realizado a cada quatro anos desde estão. Duas edições ocorreram no Brasil: em 1950 e 2014. Apesar de não ter conquistado a taça nos eventos em casa, a seleção brasileira ganhou cinco vezes a Copa do Mundo Fifa, sendo a maior campeã até o momento. Na sequência, Alemanha venceu quatro vezes.
Leia também: “A falência do futebol brasileiro”, reportagem de Edilson Salgueiro e Fábio Matos para a Edição 105 da Revista Oeste