publicidade
Mundo

Presidente do Peru é intimado a depor, e impeachment ganha força

Pedro Castillo é acusado de pressionar as Forças Armadas a promover militares ligados a seu governo

pedro castillo
Foto: Reprodução/Instagram

O presidente do Peru, Pedro Castillo, terá de depor à Promotoria em 14 de dezembro para explicar sua tentativa de promover os militares ligados ao governo esquerdista. O caso tornou-se público em novembro deste ano e acarretou a renúncia do ministro da Defesa, Walter Ayala.

A intimação foi feita na última quinta-feira, 2. Castillo não é investigado, e as investigações ainda estão em fase preliminar.

Receba nossas atualizações

Relacionadas

Debandada

O escândalo veio à tona depois de o presidente peruano demitir os comandantes do Exército, general José Vizcarra, e da Força Aérea, Jorge Chaparro. Posteriormente, os dois disseram que foram pressionados a promover de maneira irregular alguns integrantes das Forças Armadas. De acordo com os oficiais, as tentativas partiram do então ministro Walter Ayala e de Bruno Pacheco, secretário de Castillo.

Ambos os funcionários pediram demissão e estão sendo investigados sob a acusação de que incorreram na alegada prática dos crimes de abuso de autoridade e patrocínio ilegal, previstos e sancionados no Código Penal.

Impeachment à vista

O caso aumentou a temperatura da crise política envolvendo Castillo, que assumiu o comando do país em julho deste ano. No último dia 25, congressistas de três partidos de direita apresentaram um pedido de destituição do presidente, sob a alegação de que o político de extrema esquerda não possui capacidade moral para exercer suas funções.

O pedido conta com 28 assinaturas — duas a mais do que o exigido para iniciar o trâmite de votação no Parlamento unicameral no país. No entanto, o avanço da matéria não está garantido, pois são necessários os votos de pelo menos 40% dos 130 deputados. A votação está marcada para a próxima terça-feira, 7.

Ainda que o pedido avance nessa primeira fase, a destituição de Castillo depende do apoio de 87 parlamentares, o equivalente a 70% da Casa. Hoje, a oposição é maioria no Legislativo, enquanto o partido governista, Peru Livre, conta com apenas 37 cadeiras.

Com informações da Folha de S.Paulo

Leia mais: “O Peru no caminho tenebroso”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 72 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. André
    André

    Pessoas de extrema esquerda não têm capacidade moral nem pra estarem nesse planeta.

  2. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    Usando a mesma receita chavista na Venezuela. Só um burro que não percebe isso. Tomar controle das forças armadas, o resto fica fácil.

  3. Ana Paula F.
    Ana Paula F.

    Não adianta, onde a esquerda entra não sai mais porque a base vira isso, cabides de emprego para quem for pró governo e que só vão se mantendo no poder a base de corrupção e roubalheira 🤮

  4. Vicente Pinheiro
    Vicente Pinheiro

    O presidente comunista, com seu traje ridículo (esses tiranetes gostam de lançar modas – vide Khadafi com seus vestidos, Castro com suas habaneras, Maduro com suas camisas vermelhas, etc. e esse aí com seu chapelão tipo Zelaya que tanbém acaba de vencer em Honduras ), começa a aplicar a velha receita para se eternizar no poder. Se não for cortado agora, teremos uma nova Venezuela.

  5. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Será menos um país sul- americano nas mãos dos comunistas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.