publicidade
Mundo

Protestos contra Trump têm prisões e uso de gás lacrimogêneo

Autoridades registram detenções depois de confrontos com a polícia

Manifestantes protestam contra Donald Trump nos Estados Unidos | Foto: Stuttle/Wikimedia Commons
Manifestantes protestam contra Donald Trump nos Estados Unidos | Foto: Stuttle/Wikimedia Commons

Protestos em oposição ao governo do presidente norte-americano Donald Trump resultaram em prisões em diferentes cidades dos Estados Unidos neste sábado, 28, além do uso de gás lacrimogêneo em ao menos um dos atos, segundo a emissora norte-americana Fox News.

Em Los Angeles, a polícia confirmou a detenção de “múltiplos” manifestantes depois de confrontos nas proximidades de um prédio do Departamento de Segurança Interna. De acordo com o departamento de polícia da cidade, houve lançamento de objetos contra agentes, incluindo “grandes blocos de concreto, garrafas e outros objetos”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

As autoridades emitiram ordem de dispersão e, depois do descumprimento, realizaram prisões. Ainda na cidade, foi declarado um “alerta tático”, medida que amplia a prontidão policial, e agentes federais utilizaram gás lacrimogêneo para conter a situação.

Em Denver, ao menos nove pessoas foram presas depois de um protesto inicialmente pacífico evoluir para bloqueio de via. A polícia declarou a reunião ilegal e, diante da recusa em dispersar, utilizou fumaça e posteriormente projéteis de pimenta. Já em Dallas, houve pelo menos uma prisão depois de um confronto entre manifestantes e opositores ao protesto no centro da cidade.

Protestos criticam governo Trump

Os atos fazem parte de uma mobilização nacional coordenada sob o nome “No Kings”, com milhares de eventos previstos em todo o país. Organizadores estimam a participação de milhões de pessoas, com manifestações em cidades como Nova York, Boston, Washington e St. Paul.

Segundo os próprios organizadores, os protestos têm como foco a oposição às políticas do governo Trump, como a guerra contra o Irã e os esforços da gestão contra a imigração ilegal.

O presidente dos EUA, Donald Trump, é o principal alvo das manifestações deste sábado | Foto: Reuters/Kylie Cooper

Em Boston, os atos reuniram dezenas de milhares de pessoas, com expectativa superior a 100 mil participantes, de acordo com organizadores locais. Em Washington, milhares marcharam em direção ao obelisco da cidade.

O movimento se apresenta como descentralizado e teve origem em 2025. Para a edição atual, materiais de apoio orientaram a realização de eventos locais, incluindo instruções sobre logística, comunicação e mobilização.

Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Jaques Mendel Rechter
    Jaques Mendel Rechter

    Sigam o dinheiro. Vejam que pagou a organização de tudo isso.

  2. Paulo Sérgio Gusson
    Paulo Sérgio Gusson

    Essa esquerda deveria ser extirpada no mundo todo , são desgraças para a paz mundial .

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade