publicidade
Mundo

Putin ameaça atacar caças fora das bases ucranianas

Presidente russo voltou a citar o uso de armamentos nucleares no conflito

Putin Caças
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participou do Fórum Econômico de São Petersburgo | Foto: Reprodução/Redes sociais

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira, 16, que pode usar as forças bélicas de seu país para atacar caças F-16 fornecidos por nações ocidentais à Ucrânia. Isso ocorreria mesmo em território estrangeiro.

A declaração foi dada durante a participação de Putin no Fórum Econômico de São Petersburgo. “Os tanques estão queimando”, disse o presidente russo. “Muitos tanques foram destruídos, inclusive o Leopard [blindado alemão doado à Ucrânia]. Eles estão queimando, assim como irão os F-16. Não há dúvida disso.”

Receba nossas atualizações

Os aviões, que também são usados por nações que são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), ficam na Polônia, país vizinho da Ucrânia.

“Mas, se esses caças estiverem em bases aéreas fora da Ucrânia e forem usados nas hostilidades, teremos de olhar como e onde seremos afetados”, salientou o presidente russo.

A ameaça feita por Putin acende o sinal de alerta sobre uma possível escalada no conflito. Em caso de uma tentativa, ou até mesmo um ataque efetivo que derrube um caça em solo ou espaço aéreo polonês, isso seria entendido como uma agressão direta a um membro da aliança. Tal medida ativaria automaticamente o artigo 5º da Otan, que forçaria todos os outros 30 membros a reagirem militarmente.

Ameaça nuclear de Vladimir Putin

Em outro momento, o presidente russo voltou a fazer ameaças sobre a possibilidade do uso de armas nucleares. Segundo Putin, a Rússia pode, mas não usará armas nucleares — salvo em risco existencial do país.

Durante a reunião de nações aliadas da Otan, em Bruxelas, autoridades afirmaram não ter registrado mudanças na postura russa quanto ao uso de armas atômicas. No entanto, a instalação de mísseis balísticos em Belarus despertou preocupação quanto ao futuro da paz na Europa e no mundo.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Route 66
    Route 66

    Já que os próprios russos são covardões e não desalojam esse maluco mafioso do poder, a OTAN deveria ir com tudo.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade