O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode declarar guerra à Ucrânia em 9 de maio, disseram autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido. Até o momento, o líder russo caracteriza a invasão como uma “operação militar especial” para a “desnazificar” o país vizinho.
A data é referente ao “Dia da Vitória” na Rússia, que comemora a derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Autoridades ocidentais acreditam que Putin aproveitará o significado simbólico e o valor da propaganda do dia para anunciar uma conquista militar na Ucrânia.
“Acho que ele tentará sair de sua ‘operação especial’”, disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, à rádio LBC, na semana passada. “Ele está preparando o terreno para poder dizer: ‘Olha, agora é uma guerra contra os nazistas, e o que eu preciso é de mais pessoas”.
Wallace acrescentou que “não ficaria surpreso, e não tenho nenhuma informação sobre isso, que ele provavelmente declarará neste 1° de maio que ‘agora estamos em guerra com os nazistas do mundo e precisamos mobilizar em massa o povo russo”.
Guerra
Segundo uma fonte do governo norte-americano ouvida pela CNN, o esforço da Rússia em manter a guerra é “anêmico”. Atualmente, Moscou concentra esforços na região de Donbass, no leste da Ucrânia.
“Eles entrarão e declararão vitória, e então retirarão suas tropas, apenas para deixar os ucranianos recuperá-la”, disse a autoridade.
A fonte também destacou os inúmeros problemas que as tropas russas estão enfrentando para manter a operação na Ucrânia. “Eles ainda sofrem de comando e controle fracos, moral baixa em muitas unidades, logística abaixo do ideal.”
Não duvido Angela!
Os anglo saxões pensam que SÓ eles podem serem DISSIMULADOS E HIPÓCRITAS…..
OS EUA CAUSARAM ESSA GUERRA…iludiram os ucrânianos ….esses, avidos por melhorarem de vida no mercado europeu (iam ser escravos pós modernos de velhos caquéticos) e fornecedores de comida barata. Não iam aguentar 10 anos na UE.
AVISO!
A Ucrânia é só um “aperitivo” ….é um só batalha…vai piorar e vai para outros países e regiões do planeta.
TUDO POR CAUSA DOS EUA/INGLATERRA que ao verem que vão perder a hegemonia mundial…chamaram pro Figth de forma ….DISSIMULADA….provocando.
BOBO DE QUEM ACREDITA!
Oliver Stone teme um possível „false flag“ nuclear dos EUA em Donbass. Ele analisa a situação na Ucrânia e explica os objetivos neoconservadores. Sua análise recebe de mim *****.
Stone, Em muitos de seus filmes, questionou a narrativa oficial. Por exemplo, em “Platoon”, “Born on the Fourth of July” ou “JFK”. Então, após o golpe de 2014 na Ucrânia, Stone fez o que a grande mídia e os políticos ocidentais estão evitando cada vez mais: ele falou com o presidente russo Vladimir Putin – e fez isso por dias. Essas conversas resultaram nas “Entrevistas Putin” de quatro horas em 2017.
Não surpreendentemente, Stone tem uma visão mais sutil da atual guerra na Ucrânia do que a maioria de seus colegas de Hollywood. Em 2 de maio, ele anunciou isso no Facebook. Stone, que acompanha a situação na Ucrânia desde 2014, explica:
«Tenho acompanhado os incêndios em Odessa, a perseguição ilegal e o assassinato de jornalistas, autarcas, políticos e cidadãos. Acompanhei a proibição do principal partido da oposição, que se saiu melhor nas pesquisas do que o governo Zelensky. Fiquei chocado com o puro ódio dirigido à minoria russo-ucraniana”.
Essa longa e triste história remonta ao golpe de 2014, que os EUA ajudaram a iniciar, continua Stone. Isso privou a Ucrânia de sua neutralidade e a tornou vociferantemente anti-russa. Ele critica o fato de a mídia ocidental não ter relatado seriamente sobre as cerca de 14.000 pessoas inocentes que foram mortas na Ucrânia nos oito anos seguintes.
Nas últimas semanas, Stone “observou com crescente medo como Victoria Nuland emerge do nada mais uma vez” e alertou sobre um ataque nuclear russo – avisos que foram atendidos por vários funcionários do governo e estações de televisão nos dias que se seguiram. Isso apesar de Putin ter reafirmado a política nuclear da Rússia, que, aliás, não é tão agressiva quanto a nossa.
Stone se pergunta, portanto, por que esses avisos são repetidos regularmente, especialmente depois de todas as acusações precipitadas de crimes de guerra russos pendentes de investigações e provas sérias. Stone continua:
«Então, eu me pergunto se os EUA estão criando as condições para uma explosão nuclear de baixo rendimento de origem desconhecida em algum lugar na região de Donbass, matando milhares de ucranianos? Claro, se isso acontecer, Deus me livre, todos os olhos do mundo seriam treinados como os cães de Pavlov para culpar a Rússia. Essa culpa já foi determinada antecipadamente, independentemente de quem lançou o artefato explosivo. Esta operação certamente afetaria os 50% restantes da opinião mundial que não pertence ao campo ocidental. A Rússia seria Satanás, Belzebu».
Stone ressalta que é difícil saber de onde um dispositivo nuclear será lançado, especialmente em uma situação de movimento rápido como esta guerra. A Rússia aparentemente poderia ser acusada de qualquer comportamento, por mais absurdo que fosse. Stone explica:
“Provavelmente levaria alguns dias para descobrir a verdade, mas a verdade não importa. A percepção importa e os EUA estão travando uma guerra de percepção com grande habilidade e força bruta, inundando o canal de transmissão CNN/Fox e nossos países satélites na Europa e na Ásia de uma maneira que nunca vi antes.
Isso seria um passo mais próximo do que esperamos ver de outro Yeltsin que pode criar outra grande oportunidade ideológica e de negócios para nosso país. Mas, mais importante, isolaríamos a China da Rússia. Claro, se a Rússia cair, a China seria o próximo alvo. Este é, eu acredito, o cenário dos sonhos para os anarquistas neoconservadores em nosso governo criarem o que eles acreditam ser um melhor ‘mundo baseado em regras’.”
Gostei do seu comentário. Concordo e, desde o princípio, sempre fiquei com 1 pé atrás com esse Zelensky. Como é que um povo põe um atorzinho para governar um país localizado em uma região constantemente volátil? Não defendo o Putin, mas exatamente pelo fato da grande imprensa mundial (vendida) divulgar somente 1 lado da história, é que me faz desconfiar de toda essa situação.
O Putin devia entender que o 9 de maio também é o Dia da Vitória para os Ucranianos. Eles também sabem resistir a um invasor.