Putin pode declarar guerra em 9 de maio, diz Reino Unido

Data comemora o Dia da Vitória na Rússia, evento que marca a derrota dos nazistas para os soviéticos na Segunda Guerra
-Publicidade-
Putin classificou a invasão à Ucrânia como "operação especial" | Foto: Reprodução/Flickr
Putin classificou a invasão à Ucrânia como "operação especial" | Foto: Reprodução/Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pode declarar guerra à Ucrânia em 9 de maio, disseram autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido. Até o momento, o líder russo caracteriza a invasão como uma “operação militar especial” para a “desnazificar” o país vizinho.

A data é referente ao “Dia da Vitória” na Rússia, que comemora a derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial, em 1945. Autoridades ocidentais acreditam que Putin aproveitará o significado simbólico e o valor da propaganda do dia para anunciar uma conquista militar na Ucrânia.

“Acho que ele tentará sair de sua ‘operação especial’”, disse o secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, à rádio LBC, na semana passada. “Ele está preparando o terreno para poder dizer: ‘Olha, agora é uma guerra contra os nazistas, e o que eu preciso é de mais pessoas”.

-Publicidade-

Wallace acrescentou que “não ficaria surpreso, e não tenho nenhuma informação sobre isso, que ele provavelmente declarará neste 1° de maio que ‘agora estamos em guerra com os nazistas do mundo e precisamos mobilizar em massa o povo russo”.

Guerra

Segundo uma fonte do governo norte-americano ouvida pela CNN, o esforço da Rússia em manter a guerra é “anêmico”. Atualmente, Moscou concentra esforços na região de Donbass, no leste da Ucrânia.

“Eles entrarão e declararão vitória, e então retirarão suas tropas, apenas para deixar os ucranianos recuperá-la”, disse a autoridade.

A fonte também destacou os inúmeros problemas que as tropas russas estão enfrentando para manter a operação na Ucrânia. “Eles ainda sofrem de comando e controle fracos, moral baixa em muitas unidades, logística abaixo do ideal.”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.