Ao anunciar que deixará o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, o mais poderoso na ilha, Raúl Castro pediu um ‘diálogo respeitoso’ com os Estados Unidos: “Ratifico neste congresso do partido a vontade de desenvolver um diálogo respeitoso e edificar um novo tipo de relação com os Estados Unidos”, sem renunciar “aos princípios da revolução e do socialismo”, afirmou, durante o primeiro dia do oitavo congresso do Partido Comunista Cubano.
Leia também: “Barroso nega pedido do PT para apoiar Cuba”
Durante sua fala, Castro também criticou o aumento da hostilidade americana. Ao lado do ex-presidente americano Barack Obama, Raúl Castro foi coautor, em 2014, do processo de normalização de relações bilaterais. O “degelo” encerrou 50 anos de confrontos entre os países e reativou, em 2015, as relações diplomáticas entre Cuba e EUA, que estavam cortadas desde 1961. Porém, o governo Trump (2017-2021), segundo Castro, desfez boa parte dos avanços e reforçou o embargo, em vigor desde 1962.
Para a ilha, que passa por uma grave crise econômica, a expectativa era de que o governo de Joe Biden diminuísse as tensões vividas com o ex-presidente Donald Trump e ocasionasse uma reaproximação. Entretanto, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, reiterou na sexta-feira 16, que, para a política externa do democrata Biden, a mudança de política em relação a Havana não é uma prioridade.
Leia também: “Socialismo agoniza, e Cuba põe em prática reforma econômica”
na hora de tomar o poder não teve dialogo e agora que esse regime genocida esta nas ultimas, pede dialogo…
O Cubano é muito parecido com uma classe de Brasileiros, “deixe a vida me levar” é o lema dos passa fome e acomodados com o regime.
Só retardados acreditam que a economia possa ser planificada e controlada pelo estado. Isso só causa miséria, fome, ditaduras e mortes.
Canalha, opressor de seu próprio povo. Cuba nunca foi e nunca será viável. Só existe esse “paraiso” na cabeça dos esquerdopatas de carteirinha assinada, como Lula, Dirceu e Fernando de Morais. O povo cubano é, como em todas as cruéis ditaduras comunistas, vítima de tiranos que vivem nababescamente às custas de doações de outros países da mesma nefasta ideologia. Essas benesses nunca chegaram só povo. Assassinos. Merecem ser jogados na lata de lixo da história, tanto os irmãos Castro quanto os seus parceiros da mesma laia.
Vejam no YouTube o vd ‘ Sugar cane top world producers’, da Animated Stats e vcs entenderão pq o socialismo não dá certo. De maior produtor de açúcar, Cuba passou para o fim da lista.
Isola e deixa morrer de fome
Deveria é estar preso por todas as mortes de pessoas contrárias ao regime ocorridas em Cuba a seu mando e do seu irmão. Difícil entender como o povo ainda não se revoltou.