O Reino Unido, grupo formado por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, vai proibir a partir de 2040 a venda de novos caminhões movidos a diesel e a gasolina. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 14, no plano de descarbonização (redução das emissões de gases poluentes na atmosfera) do transporte do governo. O projeto inclui consultas públicas sobre as medidas que serão postas em prática, já que há a intenção de atingir a meta de carbono zero até 2050.
“O sequestro da bandeira ambiental”, artigo publicado na Edição 63 da Revista Oeste
Além disso, o texto traz uma nova proposta de zerar as emissões em 2040 para a aviação doméstica e até esse mesmo ano para o setor aeroportuário. O Departamento de Transporte espera que novas tecnologias e combustíveis estimulem a queda nas emissões da aviação e também informou que não pretende interferir para limitar o número de voos.
Leia também: “United Airlines e Mesa Air Group fecham acordo para compra de 200 aviões elétricos”
O documento foi publicado no mesmo dia em que a Comissão Europeia vai informar quais serão as ações para cumprir até 2030 a sua meta de diminuição em 55% de emissões de gases em relação aos níveis de 1990. Bruxelas quer aumentar os impostos sobre os combustíveis tidos como poluentes e estabelecer um imposto aos países da União Europeia, pela primeira vez, sobre o querosene, usado para abastecer aviões.