A Barragem das Três Gargantas, uma grande represa hidrelétrica que atravessa o Rio Yangtze, na China, pode afetar significativamente a rotação da Terra. Isso tornaria os dias mais longos, segundo cientistas da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa).
Quando a usina está funcionando em capacidade máxima, seu reservatório pode reter 42 bilhões de toneladas de água. Seu nível pode chegar a até 90 metros. Isso aumenta o peso da represa, o que pode afetar movimento da Terra.
De acordo com cientistas da Nasa, esse aumento pode desacelerar a rotação da Terra e aumentar a duração dos dias em 0,06 microssegundos.
A Barragem Três Gargantas está localizada na China
A represa, feita de aço e concreto, foi concebida por Sun Yat-sen, em 1919. O projeto foi concluído somente em 2012.
A Três Gargantas é a maior usina do mundo desde 2012, em relação à capacidade total (22,5 mil megawatts). Além de produzir eletricidade, a barragem aumenta a capacidade de transporte do Rio Yangtze e reduz o risco de inundações.
Um vídeo postado no Twitter mostra o canal de navegação da represa. Confira:
Leia mais: “A política de racionalidade zero da China”, artigo de Jeffrey Tucker publicado na Edição 116 da Revista Oeste
Apelou na matéria… não sei se ficaria com mais vergonha de publicar algo chamando atenção como foi feito, ou se ficaria com mais vergonha sendo da NASA e perdendo provavelmente horas pra chegar a um cálculo com esse resultado.
Os chineses não são otários que nem os brasileiros, não darão a mínima para essa balela.
No Brasil não há nenhuma obra de infraestrutura que não seja atacada pelas ONGs ambientalistas, e muitos brasileiros, por desinformação ou má fé embarcam nessa canoa, inviabilizando o futuro do país.
Agora a NASA entra em campo com mais uma tese esdrúxula tentando prejudicar o desenvolvimento da China. Vamos aprender com os chineses a exercer nossa soberania. Se vivesse na China, Marina Silva já estaria presa ou teria sido fuzilada por crime de alta traição e lesa pátria.
Eu fico mais preocupado é com o rompimento da primeira comporta, depois da segunda e assim por diante; água de morro abaixo ninguém segura.
Conversa furada
0,06 micro segundos a mais pra curtir o dia, que coisas né? Ou 0,06 microssegundos no trampo, bah! Ou 0,06 microssegundos a menos pra chegar no trampo.
Coisa esquisita. O lago de Itaipu tem um volume máximo equivalente a 70% desse, e nunca disseram nada a respeito. E há lagos com capacidade ainda maiores.
Vou parar de ler essa revista! Matéria estúpida!…
Realmente… dar publicidade para uma “notícia” destas é deveras decepcionante
E só agora depois de 20 anos da construção concluída. Deve ser porque a barragem é da China