publicidade
Mundo

Rubio diz que EUA não vão impor acordo de paz à Ucrânia

Secretário de Estado afirma que Kiev e Moscou precisam aceitar um eventual entendimento enquanto negociações ocorrem

Trump e Zelensky na Casa Branca | Foto: Shealah Craighead/Casa Branca
Trump e Zelensky na Casa Branca | Foto: Shealah Craighead/Casa Branca

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou, nesta sexta-feira, 19, que o país não pretende impor um acordo de paz à Ucrânia. “Toda essa narrativa de que estamos tentando impor algo é ridícula”, disse. “Não podemos obrigar a Ucrânia a chegar a um acordo. Não podemos obrigar a Rússia a chegar a um acordo. Eles têm que querer chegar a um acordo.”

A declaração ocorreu durante negociações em Miami com a presença de países europeus para discutir o fim da guerra com a Rússia.

Receba nossas atualizações

As conversas seguem até o fim de semana. Elas ocorrem depois do presidente russo, Vladimir Putin, afirmar que pretende manter a ofensiva militar e que o fim do conflito depende de decisões de Kiev e de seus aliados ocidentais.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Enviados do presidente dos EUA, Donald Trump, apresentaram um plano que prevê garantias de segurança do país à Ucrânia. A proposta, porém, deve exigir que Kiev ceda parte do território, opção rejeitada por muitos ucranianos.

As negociações são lideradas pelo enviado de Trump, Steve Witkoff, e por Jared Kushner. Também participam o principal negociador ucraniano, Rustem Umerov, e representantes do Reino Unido, da França e da Alemanha. Autoridades russas e norte-americanas devem se reunir separadamente na Flórida.

Umerov informou, nas redes sociais, que vai conversar com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, depois das negociações em Miami. “Concordamos com nossos parceiros norte-americanos sobre os próximos passos e a continuação do trabalho conjunto em um futuro próximo”, disse. “Estamos agindo claramente em linha com as prioridades definidas pelo presidente: a segurança da Ucrânia deve ser garantida de forma confiável e a longo prazo.”

O impasse entre Rússia e Ucrânia continua

Witkoff e Kushner já haviam se reunido com Umerov no início do mês, em Miami, sem a participação de países europeus. Em seguida, viajaram a Moscou para conversar com Putin.

No mês passado, os EUA apresentaram um plano de 28 pontos para encerrar a guerra. A proposta excluiu os principais países europeus. A Rússia viu a medida como favorável, segundo agências de notícias. O texto, porém, foi alterado pela Ucrânia e pela Europa, mas Moscou ainda não havia reagido formalmente.

Nesta sexta-feira, Putin afirmou que “a bola está agora totalmente” no campo de Kiev e de seus aliados. “Nossas tropas avançam em toda a linha de contato”, disse em entrevista coletiva transmitida pela TV. “Estou certo de que, até o fim do ano, teremos novos sucessos.”

O presidente russo afirmou ainda que poderá suspender ataques com mísseis de longo alcance e drones no dia de uma eventual eleição presidencial na Ucrânia. Ele também citou a decisão da União Europeia de não usar ativos russos congelados para financiar um empréstimo de 90 bilhões de euros à Ucrânia.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade