Rússia acusa Reino Unido de coordenar ataques a gasodutos

Segundo porta-voz do governo de Vladimir Putin, o serviço secreto tem provas da participação britânica

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
Com a explosão dos gasodutos e o vazamento de gás, bolhas se formaram no Mar Báltico | Reprodução/Twitter
Com a explosão dos gasodutos e o vazamento de gás, bolhas se formaram no Mar Báltico | Reprodução/Twitter

O porta-voz do governo da Rússia, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira, 1º, que os serviços russos de Inteligência têm “provas que sugerem que o ataque aos gasodutos Nord Stream 1 e 2 foi dirigido e coordenado por especialistas militares britânicos”. No começo de setembro, os gasodutos, que vão da Rússia ao norte da Alemanha, sob o Mar Báltico, foram danificados em quatro pontos, possivelmente por explosões.

Peskov disse que a Rússia considera “novos passos” para dar em resposta à sabotagem supostamente feita por parte dos britânicos. “Essas ações não podem ficar sem resposta. Vamos refletir sobre as medidas a serem tomadas”, declarou.

No sábado 29 de outubro, o Exército russo já tinha acusado as autoridades britânicas de estarem envolvidas nas explosões dos gasodutos. “Representantes de uma unidade da Marinha britânica estiveram envolvidos no planejamento, no fornecimento e na execução do ato terrorista no Mar Báltico em 26 de setembro para minar os gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2”, afirmou naquela data o Ministério da Defesa da Rússia, em uma publicação no Telegram, sem dar detalhes.

-Publicidade-

O Ministério da Defesa do Reino Unido negou qualquer envolvimento, dizendo que se trata de “afirmações falsas”, com a intenção de “desviar atenções”.

Depois dos ataques, países do Ocidente acusaram a Rússia de ser a autora dos atos de sabotagem, como forma de pressionar os países mais dependentes de gás russo. O governo de Vladimir Putin nega qualquer participação nos atos e disse que investigaria os danos e os autores.

Nenhum dos gasodutos fornece gás à Europa. O Nord Stream 2 está desativado e o 1 teve o abastecimento cortado pela Rússia no início de setembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Grande novidade!
    TODO mundo sabe que França e Inglaterra TEM VERDADEIRO HORROR a uma aliança Russo Alemanha…. e trabalham diuturnamente, há séculos, para sabotar essa parceria que aniquilaria toda hegemonia deles EUA, Inglaterra, França (a priminha sempre seviciada/estrupada dos 2 primeiros…e gosta viu)
    ELES AGRIDEM SITEMATICAMENTE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO E SAEM COMO BONZINHOS.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.