Rússia anuncia expulsão de diplomatas dos EUA

A decisão foi comunicada ontem por Moscou
-Publicidade-
Vladimir Putin, o presidente da Rússia
Vladimir Putin, o presidente da Rússia | Foto: Reprodução/Flickr

Na quinta-feira 24, o governo russo anunciou a expulsão de diplomatas dos Estados Unidos. É o que informou o Departamento de Estado norte-americano.

“Podemos confirmar que a Embaixada dos EUA recebeu uma lista de diplomatas declarados ‘personae non grata’ do Ministério das Relações Exteriores da Rússia em 23 de março’, disse um porta-voz da Casa Branca.

“Este é o último inútil e improdutivo passo da Rússia em nosso relacionamento bilateral”, afirmou. “Agora, mais do que nunca, é fundamental que nossos países tenham o pessoal diplomático necessário para facilitar a comunicação entre nossos governos. Apelamos ao governo russo para acabar com essas expulsões injustificadas.”

-Publicidade-

De acordo com os russos, a medida ocorre em razão de expulsões anteriores de diplomatas da Rússia.

“Se querem que paremos de expulsar diplomatas norte-americanos, os Estados Unidos devem parar com as expulsões de nossos diplomatas”, disse Dmitry Peskov, porta-voz presidencial da Rússia. “Nossas ações não são a causa raiz desta crise. São medidas forçadas e de retaliação.”

No começo do mês, Washington informou sobre o início “do processo de expulsão de 12 agentes de Inteligência da missão russa que abusaram de seus privilégios de residência ao participar de atividades de espionagem contrárias à nossa segurança nacional”.

A escalada de tensões entre a Casa Branca e o Kremlin ocorre em razão da invasão russa à Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro. Por causa do ataque, os Estados Unidos e a União Europeia impuseram uma série de sanções comerciais aos russos.

Leia também: “Devagar, malfeito e complicado”, reportagem de capa publicada na Edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.