A Rússia acionou a Corte Arbitral do Esporte (CAS) nesta terça-feira, 8, apelando contra as suspensões impostas na última semana por Fifa e Uefa, entidades que respondem pela organização do futebol em nível global e europeu, respectivamente.
No último dia 28 de fevereiro, em comunicado conjunto, Fifa e Uefa anunciaram que a seleção russa e os times do país estão fora de competições internacionais por tempo indeterminado, em razão da invasão militar do país à vizinha Ucrânia.
FIFA/UEFA suspend Russian clubs and national teams from all competitions
▶️ https://t.co/Q2htzW3W9z pic.twitter.com/LFo1bUtqmm
— FIFA Media (@fifamedia) February 28, 2022
A Corte Arbitral do Esporte, baseada na Suíça e que age em impasses internacionais esportivos, manifestou, em nota, que espera chegar a um veredito sobre o caso de forma breve. Isso porque a Rússia tinha partida agendada contra a Polônia no dia 24 de março, válida pela repescagem das eliminatórias da Copa do Mundo deste ano, a ser realizada no Catar. O jogo originalmente estava marcado para acontecer em Moscou, mas a Fifa anunciou, nesta terça-feira, que os poloneses estão qualificados em razão da exclusão russa.
A federação de futebol da Polônia havia se pronunciado, na última semana, ressaltando que não aceitaria enfrentar a Rússia na repescagem pela classificação na Copa. A equipe que vencer o confronto deveria disputar uma vaga direta no Mundial contra o ganhador de República Tcheca e Suécia — ambos países também anunciaram que não pretendem jogar contra os russos, por causa do impasse na Ucrânia.
Nesta terça, a Fifa também decidiu adiar a partida entre Ucrânia e Escócia, válida pela repescagem da Copa do Mundo de 2022. O confronto estava marcado para 24 de março e agora espera por nova data.
Neste momento fora de torneios internacionais, a Rússia manteve nos últimos anos uma relação estreita com a cúpula da Fifa, em razão da organização do país da última edição da Copa do Mundo, em 2018, com ótimos resultados financeiros para a entidade.
Países malucos comandados por ditadores assassinos não fazem parte da luta humana pelo saudável.
Notícia incompleta! Quais ARGUMENTOS a Rússia utilizou para fazer a apelação?
A cultura do cancelamento chegou no esporte.
Engraçado que eu não vi nada disso quando os Estados Unidos invadiram o Iraque à procura de armas de destruição em massa. (Ou foi para tomar o petróleo? Não lembro mais)
O que o esporte tem a ver com a guerra? Onde esses dirigentes esportivos estão com a cabeça? Esse tipo de cancelamento colabora para o propósito que eles têm em mente? Encurralar a Rússia vai piorar as coisas para todo mundo, existem outras maneiras de promover a paz.
A única explicação para o “cancelamento” é que esses caras devem ter seguido conselho de alguns brasileiros notáveis, tipo: Felipe Neto, ministros do STF, turma do MBL, Sergio Moro, quem mais?
Difícil não………
Os esportistas, e o esporte em geral, visa um congraçamento entre povos, nações e indivíduos. Acho que priva-los da competição e de todo o esforço em treinamentos, muitas vezes de anos, é sempre triste para com os atletas, que afinal de contas não tem nada com a guerra e na maioria das vezes é contra ela.
MAS , o que o esporte tem com todo esse problema ???? FIFA errando feito pois , os atletas não pode sofre as conveniências ….
Fernando, peguei emprestado seu questionamento. Tô contigo!
Saudades do Pelé jogando…
Quando ele entrava em campo os combatentes davam uma trégua .
Comentário perfeito!