-Publicidade-

Rússia aprova primeira vacina contra covid-19 para animais

Segundo a agência reguladora agrícola do país, o imunizante, denominado Carnivac-Cov, apresentou eficácia de 100%
Carnivac-Cov, a primeira vacina contra a covid-19 para animais, foi aprovada na Rússia
Carnivac-Cov, a primeira vacina contra a covid-19 para animais, foi aprovada na Rússia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Rússia anunciou nesta quarta-feira, 31, a aprovação da primeira vacina contra a covid-19 destinada a animais, informa a Reuters. Segundo a agência reguladora agrícola do país, o imunizante — denominado Carnivac-Cov — apresentou eficácia de 100% nos estudos clínicos e deve começar a ser produzido em larga escala a partir de abril.

Os animais analisados foram gatos, cachorros, raposas-vermelhas e polares e visons. De acordo com um comunicado divulgado pela agência veterinária e fitossanitária nacional, a Rosselkhoznadzor, a vacina será destinada apenas para carnívoros. Mesmo após a aprovação, o imunizante continuará sendo estudado.

Leia mais: “Anvisa alega falta de documentos e suspende prazo de análise da Sputnik V”

“Os ensaios clínicos da Carnivac-Cov, que começaram em outubro do ano passado, concluíram que a vacina é segura e altamente eficaz, já que 100% dos animais testados desenvolveram anticorpos”, comemorou o vice-diretor da Rosselkhoznadzor, Konstantin Savenkov.

A vacina foi desenvolvida pelo Centro Federal de Saúde Animal, filial da Rosselkhoznadzor. Pelo menos três países — Grécia, Polônia e Áustria — já demonstraram interesse em adquirir o imunizante. Até o momento, há registros de apenas dois casos de infecção pelo novo coronavírus em animais na Rússia, envolvendo dois gatos: um em Moscou e o outro em Tyumen, na Sibéria.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.