O governo da Rússia enviou agentes ao leste da Ucrânia em preparação para operações de sabotagem e invasão. É o que informaram fontes da Casa Branca nesta sexta-feira, 14, ao Wall Street Journal.
“A Rússia já preparou um grupo de agentes para conduzir uma operação de bandeira falsa no leste da Ucrânia”, disse um funcionário do Executivo norte-americano, em caráter reservado, à publicação.
De acordo com o servidor do Poder Executivo dos Estados Unidos, os agentes são bem treinados em guerra urbana e no uso de explosivos para realizar atos de sabotagem, inclusive contra as próprias Forças Russas.
O governo Biden acusou o presidente Vladimir Putin de tomar ações que serviriam de justificativa para uma potencial invasão de seu vizinho, que pode ocorrer entre meados de janeiro e de fevereiro.
Entre outras iniciativas de Putin está o uso das redes sociais na Ucrânia. Conforme a fonte do Wall Street Journal, os russos estão usando as redes para manipular a opinião pública e gerar insurgências naquele país.
A Casa Branca alertou a Rússia para “graves consequências”, incluindo amplas sanções ao país se ele lançar uma invasão à Ucrânia, como fez em 2014. A gestão Putin não se manifestou sobre as declarações dos EUA.
Leia também: “A preservação das liberdades”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 95 da Revista Oeste