-Publicidade-

Rússia condena Navalny a passar mais de dois anos na prisão

O principal opositor de Vladimir Putin, o presidente russo, já havia cumprido doze meses da pena em casa
Alexei Navalny é considerado o maior adversário político de Vladimir Putin
Alexei Navalny é considerado o maior adversário político de Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Flickr

O ativista russo Alexei Navalny foi condenado nesta terça-feira, 2, a passar dois anos e seis meses na prisão por violar a liberdade condicional. Ele já havia sido condenado em 2014 a três anos e meio de prisão, e chegou a cumprir doze meses da pena em casa, segundo a agência russa RT. Entretanto, na decisão desta terça-feira, um tribunal da Rússia entendeu que o principal opositor de Vladimir Putin não se apresentou regularmente ao Serviço Penitenciário Federal.

A decisão foi anunciada dois dias depois de um dos maiores protestos da história contra Putin e contra a detenção do líder oposicionista terminar em mais de 5 mil prisões na Rússia. Mesmo com a tentativa do governo russo de desmobilizar a manifestação, com prisões de aliados de Navalny e o fechamento de estações de metrô em Moscou, milhares foram às ruas da capital do país.

O opositor de Putin foi preso em 17 de janeiro, assim que desembarcou na Rússia, após passar meses na Alemanha recuperando-se de um envenenamento pelo agente químico novichok. Navalny, que se contaminou com a substância em agosto na região russa da Sibéria, acusa o governo Putin de estar por trás da tentativa de envenenamento. O presidente nega.

Leia também: “‘Afirmo que Putin estava por trás do crime’, diz opositor envenenado”

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês