Ao culpar os países ocidentais pela suspensão do fornecimento de gás à Europa, o porta-voz do presidente russo, Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse que o abastecimento será retomado apenas se as sanções impostas à Rússia forem retiradas.
Na segunda-feira 5, Peskov disse que “os problemas com o bombeamento de gás surgiram por causa das sanções dos Estados ocidentais”. “Não há outra razão para esses problemas.” Para o governo russo, as sanções impediram e dificultaram a manutenção de equipamentos, e, se as sanções fossem retiradas, o fornecimento poderia voltar ao normal, segundo a imprensa internacional.
Depois de uma paralisação de três dias para manutenção do gasoduto Nord Stream 1, que abastece a Europa a partir da Alemanha, a estatal russa Gazprom anunciou na sexta-feira 2 a interrupção completa do fluxo, sem data para retorno. O motivo alegado seriam problemas na estrutura de peças do gasoduto, encontrados durante a manutenção de rotina.
Uma turbina do Nord Stream 1, enviada ao Canadá para reparos, não voltou à Rússia. A Gazprom alega que a Alemanha, onde o equipamento está, não cumpriu termos contratuais, e, por isso, a turbina não pôde ser recebida pela Rússia e instalada no gasoduto. Isso fez o Nord Stream 1 funcionar com apenas 20% da capacidade desde julho. Agora, com esses novos problemas, o gasoduto interrompeu completamente o fluxo de gás para a Europa.
Para os governos europeus, a justificativa russa é cínica e enganosa. Eles acusam o governo de Vladimir Putin de fazer chantagem energética, usando a diminuição do gás para obrigar os países a baixarem as sanções.
Depois da invasão da Ucrânia, em fevereiro, diversos países ocidentais, como os integrantes da União Europeia, Estados Unidos e Canadá, impuseram sanções à Rússia, diminuindo relações comerciais e colocando fim a acordos de cooperação internacional em vários campos, anteriormente em vigor.
Sem o gás russo, os europeus temem o inverno que se aproxima, quando a demanda por gás aumenta consideravelmente, para garantir o aquecimento em residências e imóveis comerciais, e alta dos preços, que podem pressionar ainda mais a inflação crescente no continente.
Essa geração de líderes europeus é uma das mais fracas da história. Como Margaret Thatcher, François Mitterrand, Helmut Kohl, Mário Soares e etc estão fazendo falta. Isso sem falar em Winston Churchill e Charles de Gaulle. Triste realidade!!
Europeus soberbos estão pagando caro por isso
Será que os alemães lembram do nome dos representantes na ONU, que davam risada enquanto o “malvadão” Trump já cantava o que aconteceria no futuro (e acontece no presente)?
Não precisa ser nenhum gênio estrategista p saber q isso aconteceria.
Ou estes líderes ocidentais são muito incompetentes ou jogaram politicamente pra galera bater palmas de como eles são corretos . Mas agora chegou a conta : crise econômica
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
O Trump já avisa faz tempo! Oremos!