A União Europeia (UE) trabalha com a hipótese de o Gasoduto Nord Stream não voltar a abastecer o continente com gás natural russo, informaram, nesta terça-feira, 19, as autoridades do grupo.
O Nord Stream, principal artéria de gás natural para a Europa, fechou em 11 de julho para sua manutenção anual, que dura dez dias. As potências ocidentais temem que Moscou possa prolongar o fechamento e privar os países do continente de um ingrediente-chave para suas fábricas. Mesmo antes da manutenção, o Kremlin havia reduzido as entregas do oleoduto para 40% de sua capacidade.
Ao mesmo tempo em que as autoridades alemãs esperam que o Nord Stream retome o fornecimento do insumo, há um plano de contingência contra eventual sanção imposta pelos russos. As indústrias que necessitam do gás natural estão recorrendo a combustíveis alternativos, como petróleo e carvão, e estocando produtos químicos e outros ingredientes cruciais antes do inverno. Mas esses passos caminham até certo ponto, visto que uma escassez de gás poderá ser o suficiente para impor um racionamento de energia em qualquer país do continente.
Essa medida interromperia as cadeias de suprimentos europeias, particularmente no setor petroquímico, que depende de gás e petróleo como matéria-prima. A produção de aço, cobre e cerâmica também seria severamente afetada. A legislação alemã dá prioridade a residências e instituições, como hospitais, no fornecimento de gás. Isso deve tornar mais provável a escassez do insumo na indústria.
Relacionadas
Reflexos na economia
Na semana passada, o Fundo Monetário Internacional (FMI) informou que a interrupção do fornecimento de gás natural russo teria um impacto significativo nos países europeus, como Hungria, Eslováquia, República Tcheca e Itália. Na UE, o FMI avalia que a queda no Produto Interno Bruto (PIB) deve superar 2,5%, caso o Kremlin não volte a abastecer a Europa.
Nesta terça-feira, a Agência de Estatística da União Europeia (Eurostat) mostrou que o custo da energia foi responsável por quase metade da inflação registrada em junho na Zona do Euro. No mês passado, a inflação média nos 19 países da região atingiu 8,6%. Trata-se de um novo recorde, depois dos aumentos de 8,1%, em maio, e 7,4%, em abril.
Eu sei que funcionários da embaixada russa no Brasil monitoram fóruns…então senhores .. por favor…transmitam meu total apoio ao corte de gás a esse hipócritas países europeus. CORTEM JÁ!
Mandem eles pedirem pros EUA abastece-los…os EUA dizem que podem abastecer…então tá.
O tiro saiu pela culatra… e as mentiras dos EUA serão expostas.
CORTE o GÁS e condicionem a volta SE PARAREM de tentar (acenando com vantagens econômicas que se mostram mentirosas com o tempo) cercar a Rússia atraindo países que antes eram soviéticos, para a OTAN.
OTAN é uma coalisão militar AGRESSORA travestida de “defesa mútua”. Ninhuém é otário ocidente…
OBRIGADO Russia e China por enfrentarem esse canalhas Europeus EUA… pois estavam se preparando para cercar o Brasil/Amazônia.
Aliais China..tentaram enfraquecer a Russia e agora que ficou fraco foram “eles” APROVEITE ..Taiwan tá pertinho!
Quando o POVÂO entender que os Europeus e Norte Americanos só são “limpinhos/woke” porque QUEM PRODUZ o que esse canalhas consomem para viver/sobreviver, o básico, no dia a dia, são os países pobres ou escravizados culturalmente como o Brasil.
Eles exportaram suas industrias sujas e ficam jogando na cara do resto do mundo..
TRUMP TRUMP TRUMP tem de voltar JÁ!
Pra LAVAR a ALMA da gigantesca fraude eleitoral que os “demoncratas” fizeram nos EUA… e o povo brioso de antigamente..CALOU-SE…aceitou.
A Europa tá parecendo a Luiza Trajano, que se achava a toda poderosa, agora arregou!!
Go, Putin!
Agora a Europa, vai poluir mais do que a China, terá que usar combustiveis fosseis, etc. Pode ser que repensem da próxima vez que fizerem sansões à Russia e críticas ao desmatamento no Brasil! O que a pirralha da Greta e o Dicaprio farão para solucionar?
Essas bonecas globalistas ficam sacaneando o Putin e querem que ele dê refresco?!
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Mas eles não pensaram nesta possibilidade, quando fizeram todas as sanções à Rússia? Toda ação, gera uma reação.