Rússia prende diplomata japonês acusado de espionagem

Motoki Tatsunori foi detido em flagrante quando recebia informações confidenciais em troca de dinheiro
-Publicidade-
Tatsunori foi declarado "persona non grata" por Moscou
Tatsunori foi declarado "persona non grata" por Moscou | Foto: Gerd Altmann/Pixabay

A agência russa de espionagem e inteligência, FSB, anunciou na segunda-feira 26 que prendeu Motoki Tatsunori, cônsul-geral japonês em Vladivostok, no extremo leste da Rússia, por suspeita de espionagem. As autoridades russas deram a Tatsunori 48 horas para deixar o país.

De acordo com o órgão, o diplomata foi detido em flagrante quando recebia informações confidenciais em troca de dinheiro sobre a cooperação dos russos com um país da região Ásia-Pacífico. Tatsunori foi declarado “persona non grata” por Moscou.

-Publicidade-

O governo japonês foi informado da medida. Além disso, um diplomata da embaixada japonesa em Moscou foi convocado para discutir o assunto.

Tatsunori também teria tentado obter informações confidenciais sobre o impacto das sanções ocidentais em decorrência da guerra na Ucrânia na situação econômica da região russa de Vladivostok, localizada bem em frente ao Japão.

Guerra na Ucrânia: conflito está longe de acabar

No fim de agosto, a invasão da Ucrânia pela Rússia completou seis meses. Sucessivas tentativas para chegar a um acordo de paz não deram certo. As “sanções” ocidentais não surtiram os efeitos desejados na economia russa. E os invasores têm encontrado uma série de dificuldades no caminho para manter o controle administrativo de territórios que conseguiram ocupar. Seis meses depois do início do conflito, não há indícios de quando ele acabará.

“O mundo em que vivíamos até o dia 23 de fevereiro dificilmente voltará a existir”, avaliou Antonio Gelis Filho, doutor em administração de empresas e professor de geopolítica empresarial na Fundação Getulio Vargas em entrevista a Oeste. Para o especialista, o conflito entre os dois países não vai acabar tão cedo.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  2. Enquanto a Rússia, EUA prende espião safado, aqui no Brasil eles desfilam com seus pares esquerdistas.
    Viajam com dinheiro público pra entregar o Brasil de bandeja, verdadeiros traidores da pátria, que se fosse na china, na Rússia esses canalhas estariam mortos ou presos.
    Falar em espião, cadê o caso das três maletas de espionagem?
    Dormindo no berço esplêndido?
    Uma vergonha em Boris !!!

  3. Enquanto a Rússia, EUA prende espião safado, aqui no Brasil eles desfilam com seus pares esquerdistas.
    Viajam com dinheiro público pra entregar o Brasil de bandeja, verdadeiros traidores da pátria, que se fosse na china, na Rússia esses canalhas estariam mortos ou presos.
    Falar em espião, cadê o caso das três maletas de espionagem?
    Dormindo no berço esplêndido?
    Uma vergonha em Boris?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.