A Rússia lançou um ataque em larga escala contra a Ucrânia nesta segunda-feira, 8. Segundo autoridades ucranianas, todas as regiões do país entraram sob alerta para ataques aéreos. Pelo menos quatro civis morreram e várias pessoas ficaram feridas.
De acordo com o governo ucraniano, casas e edifícios residenciais, um shopping e fábricas foram atingidos pelos bombardeios.
Em um aplicativo de mensagens, a Força Aérea da Ucrânia ordenou à população da capital, Kiev, que se abrigasse devido à ameaça de ataque russo com mísseis balísticos. Na cidade, dezenas de pessoas correram para estações de metrô para se abrigar diante da ameaça.
Ataque maciço da Rússia contra a Ucrânia
De acordo com a Força Aérea da Ucrânia, 18 mísseis e oito drones foram interceptados durante o ataque. Em Kryvyi Rih, no sul do país, mais de 15 mil pessoas ficaram sem energia. Um shopping center e vários edifícios ficaram danificados.
+ Leia mais: EUA dizem que Coreia do Norte enviou mísseis para Rússia usar contra a Ucrânia
“O inimigo está atacando violentamente cidades pacíficas”, disse Oleksandr Vilkul, prefeito da cidade.
Em Kharkiv, no leste da Ucrânia, bombardeios atingiram uma indústria e uma instituição educacional. Já em Zaporíjia, no sudeste, quatro pessoas ficaram feridas depois de explosões em áreas residenciais.
Militares ucranianos em outras regiões também disseram que suas cidades estavam sob um “ataque maciço de mísseis” por parte da Rússia. O Kremlin ainda não se manifestou sobre a ofensiva.
Desde o fim de dezembro, tropas russas têm bombardeado uma série de alvos civis na Ucrânia.
+ Leia as últimas notícias sobre Mundo no site de Oeste
Em 29 de dezembro, Moscou fez um dos maiores ataques coordenados ao país vizinho, com mais de 150 mísseis e drones contra o território ucraniano, batendo o recorde de número de projéteis utilizados em uma única onda de ataques aéreos desde o início da guerra. Mais de 50 pessoas morreram, de acordo com Kiev.
+ Veja também: Putin chama ação da Ucrânia de ‘terrorismo’ e ameaça promover mais ataques militares
Putin assassino. Mais um.