O número de casos diários de covid-19 na Rússia ultrapassou 41 mil nas últimas 24 horas, o maior desde o começo da pandemia, em março de 2020, de acordo com informações divulgadas no relatório das autoridades sanitárias.
Em 24 horas, foram cerca de 1,2 mil mortes pela doença, informou o centro operacional russo para combater o coronavírus.
O novo pico no número de infecções ocorre apenas um dia antes do final do período de férias pagas anunciado pelo governo na semana passada, em uma tentativa de conter a propagação da doença
Entretanto, a vice-primeira-ministra, Tatiana Golikova, reconheceu nesta sexta-feira 5, que a situação em dez das 85 regiões da Rússia piorou, apesar das medidas tomadas.
Em Moscou, principal foco da crise sanitária no país, as autoridades relataram 6,8 mil novos casos. Em São Petersburgo, a segunda maior cidade do país, foram relatados 3,1 mil casos
As autoridades atribuem o aumento à agressividade da variante delta e à baixa taxa de vacinação. Até o momento, segundo o governo russo, cerca de 43% da população completou o esquema vacinal.
Pois é,e a Rússia é fabricante de vacina.
E na Russia agora é inverno, o que favorece a proliferação de casos.