Os Estados Unidos (EUA) afirmaram nesta sexta-feira 3 que um segundo “balão espião” chinês sobrevoa o espaço aérea da América Latina. O caso ocorre um dia depois do país norte-americano detectar um objeto semelhante no céu do estado de Montana – local onde há bases de mísseis nucleares dos EUA.
A descoberta dos “balões espiões” levou o secretário de Estado americano, Antony Blinken, a adiar sua viagem, que já estava prevista ao país comunista.
Blinken declarou às autoridades chinesas que o ocorrido é “um ato de irresponsabilidade e uma violação clara da soberania americana e do direito internacional, que mina o propósito da viagem”.
Relacionadas
A confirmação da existência de um segundo objeto voador veio por meio do porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder. “Observamos relatos de um balão transitando pela América Latina. Avaliamos agora que é um outro balão de vigilância chinês”, informou Ryder, sem especificar a localização do voo.
A China, por sua vez, disse que se trata de um “dirigível” para fins meteorológicos civis e científicos e lamentou que o balão tenha “se desviado acidentalmente” para o espaço aéreo dos EUA.
A China afirma que o balão é “inofensivo”. Risível. Quem acredita na palavra de comunista? Para essa gente a ideologia é mais importante que a verdade. A mentira é considerada uma arma de guerra. A mentira é verdade quando lhes serve. É algo diabólico. Literalmente.
A notícia está trincada. Balão chinês na América Latina ou em Montana EUA?
São dois balões, o primeiro identificado sobre os EUA e o segundo na América Latina.
China, mentirosa e com planos tirânicos. Onde estamos nos metendo com esse STF que é comunista e prefere aos bandidos à sociedade pagadora de impostos?
Se está violando espaço aéreo porque não derrubam?
De repente foi num desses – inofensivos, claro – balões que veio pendurado o “morcego” que deu de presente ao mundo a COVID-19….mas….como disse o sábio que hoje preside um gigante país verde-amarelo…..: “ainda bem que a natureza criou o monstro do coronavírus” (LULA)
Se eu fosse os EUA, mandava uma dúzia de Balões para sobrevoarem a China.
Queria ver se a resposta dos chineses seriam as mesmas.
Falha da tecnologia chinesa, causada por interferência da ditadura.
Parecem que alguém não aprendeu ainda que soltar balões pode causar incêndio de grandes proporções….
O mais estranho não é a China mandar espião ao EUA e América. o estranho mesmo é o paspalho do Joe biden não fazer nada para destruí-lo ou melhor ainda capturá-lo para desvendar e desmascarar os chineses. O presidente dos EUA é um bunda mole.
JNest’a certo. Ateh parece com FA FrouxasArmadas do Brasil.
Aqui no Amazonas, esses balões espiões aparecem constantemente, voão muito alto, mas à noite e com binóculos é possível vêr. So não sabia que são da China Comunista.
Desviado acidentalmente por 11mil Km? ahã… sei!