Beber café é racismo, de acordo com a startup norte-americana Afru. Em artigo publicado nas redes sociais, a empresa argumenta que o consumo da bebida “perpetua a supremacia branca”. Isso porque o modo de produção do cereal teria se sustentado por meio da opressão dos negros pelos brancos.
“Desde o momento em que os brancos roubaram cruelmente o café dos negros e pardos até a atual ‘Karen’ tomando sua xícara matinal de supremacia branca, os brancos foram capazes de beber impunemente os frutos de nosso trabalho e de nossa cultura”, diz um trecho da publicação.
Mas não para aí. A startup norte-americana também afirma que os brancos estariam consumindo alimentos “sem graça, como pão simples e mingau, se não fosse pelo roubo de segredos culinários dos negros”. Esse seria um dos motivos por que os brancos teriam se “apropriado da civilização negra”, segundo os autores do texto.
“Máquina capitalista colonial”
A Afru relata que o café chegou pela primeira vez à América do Norte e à Europa entre 1650 e 1700. Mas o grão já era importante para a cultura negra desde 1400, na Etiópia. A empresa argumenta que, “depois de os brancos darem o primeiro gole da iguaria negra, eles escravizaram brutalmente as pessoas de cor”. E teriam transformado uma bebida ritualística “em mais um produto de consumo da máquina capitalista colonial”.
A startup norte-americana não está sozinha. De acordo com a Urnex, empresa fabricante de equipamentos de café, a indústria do grão se desenvolveu por meio da supremacia branca. “Depois que os holandeses roubaram o café da África, os europeus forçaram os negros e os indígenas à escravidão, para cultivá-lo em terras colonizadas”, afirma a companhia.
Como solução, a Afru defende o boicote ao café. A menos que o consumidor seja etíope.
não tem mais nada para fazer?
Para quê ficarem olhando para trás e só dizendo que os brancos possuem dívida com os negros? Tudo agora tem que ser boicotado ou etc porque há seculos atrás foi de tal forma? Acho que o que falta na cabeça dessas pessoas é parar a vitimização e pensar no futuro. É para frente que se anda.
Achei melhor não escrever sobre esse absurdo, fui logo no Houaiss para defini-lo:
ESTUPIDEZ
1 qualidade, característica do que é estúpido
2 palavra, ação, procedimento de pessoa estúpida, sem discernimento ou senso; asneira
IGNORÂNCIA
1 estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo
2 estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.
Preferi não escrever sobre esse absurdo, fui logo no Houaiss para defini-lo:
ESTUPIDEZ
1 qualidade, característica do que é estúpido
2 palavra, ação, procedimento de pessoa estúpida, sem discernimento ou senso; asneira
IGNORÂNCIA
1 estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo
2 estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.
Mais essa pra conta do mi mi mi
A raça humana que se diz evoluída perdeu o controle total do óbvio. Beber café é só um prazer alimentício, e basta de estereótipos racistas.
Onde vamos parar???
Até quando?
Não há limites para a necessidade de aparecer. Quanta bobagem!
Quanta idiotice e falta do que fazer. Jesus no proteja dessa geração idiotizada ..
Meu Deus do céu!!!! Até quando esse tipo de “bizarrisse” vai ter luz ? A tempos atrás o ex-presidente fez uma live com um copo de leite, exaltando a produção de laticínios do Brasil, e os “cabeças de esterco” ficaram enchendo o saco porque aquilo era um símbolo da supremacia BRANCA KKK. Esperando pra ver qual vai ser a próxima .
Mais uma baboseira sem tamanho! A cultura é o acúmulo de experiências e saber dos mais diversos povos. Querer isolar cada aspecto da cultura de suas origens é algo inconcebível, até porque ela é viva – se adapta e modifica com o passar do tempo e a depender das características de cada povo. Se assim fosse, os africanos só poderiam tomar café da forma como era preparado no século XV…
Desculpem-me, mas dá pra mandar à m****? É só o que me ocorre dizer. Surreal!!!
Realmente, o ocidente está em decadência moral.
Enquanto isso, os chineses estão estudando e trabalhando. Não é a toa que dominarão o mundo.
O que falta para mandar prender estes babacas racistas que disseram esta infâmia?
A sandice é tal que beira à demência. Porém esta atitude tem método, ou seja , visa aprofundar o conflito racial, tendo como alvo a destruição da sociedade capitalista.
E o café com leite? Seria miscigenação?
Só para comemorar então, assim que amanhecer vou coar um cafezinho bem gostoso e tomar com pão francês e manteiga.
Servidos ?
Detesto café, só bebo leite
Se não publicassem! Ah! Ideia burra. Mas a mídia espalha e ela toma uma aura que não tem. Acaba sendo uma pseudo verdade bem à gosto da Afru. Cheia de mimimi e vitimização….
O que faz a start up? Espalha ideias imbecis?
E beber leite é o que?
Tudo pra receber dinheiro dos cafeeiros pra parar os ataques.
Gentinha ridícula não tive estômagp p terminar de ler.
Quando li a palavra “café”, parei de ler e fui tomar café.
Não demora vou ter que parar com a meu jogo de sinuca, já que a bola branca sempre mata a bola preta.
kkkkkkk…
Imagina então quem toma LEITE, tbm esta agredindo os brancos????
Esse pessoal da “afru” poderia se preocupar com temas importantes, e não ficar polemizando um absurdo desse!!!
Kkk muito boa esta kkk
Boa essa ! Também acho que devemos boicotar a indústria do açúcar, da rapadura e da cachaça pelo fato da cana de açúcar ter sido cultivada por brancos escravizadores ??? O etanol, século XX, ficaria de fora ?
Caramba… E eu que tomo meu café sem açucar. Sou mega racista e nem sabia… Prendam-me!!!!
E os negros comendo pizza seria o racismo reverso???
Ótima! kkkkkkkkk
Sociedade doente
Muito engraçado! Chorei de tanto rir.
MEU JESUS,
PERDI MEU TEMPO LENDO ISSO MESMO?
É MUITA FALTA DO QUE FAZER
Próximo passo: vamos ter direito a água racionada…
“Basta a cada dia seu mal”,
A história está cheia de injustiças, maldades, violências… Chegamos aqui por uma sucessão de fatos, acontecimentos, resignificações … tudo numa sequência temporal. E os avanços que vêm sendo feitos fazem parte dessa história.
Reescrevê-la só funciona no cinema.
Ridículo!
Mais uma narrativa para dividir as pessoas em grupos e jogar uns contra os outros.
Estratégia antiga: dividir para conquistar.
falam com ódio de branco. para eles brancos são ruins por natureza. e achar isso é ser racista.
O incrivel é que os negros escravizados foram capturados pelos proprios negros. Depois das guerras tribais os vencedores vendiam os vencidos, os homens eram amarrados na praia e as mulheres passavam a ser mulheres dos vencedores. Os navios negreiros vinham e compravam os prisioneiros. Tudo esta bem retratado na historia da humanidade. Outro detalhe interessante é estudar o confronto entre os tutsis e hutus, negros contra negros, e a carnificina foi inimaginavel. Seres humanos com o espirito podre sempre estarao discriminando e procurando confrontos. Na minha Igreja mais de 70% sao negros, o Pastor é negro e jamais senti que a cor da pele foi motivo para alguma separaçao, ou sentimentos de superioridade ou inferioridade. A maioria dos meus amigos de infancia eram negros, fui criado por uma negra, a Mae Lola, e nao consigo entender o nivel de podridao existencial que algumas pessoas carregam. Isso nao tem cura ou soluçao, um espirito podre sempre sera podre. Nao é a questao de cor da pele, mas o conteudo que levamos no coraçao.
Meu Deus. O que aconteceu com o ser humano?
Nem li a reportagem! Tamanha imbecibilidade!
“O SANCTA SIMPLICITAS”… Esse “povo” da startup está é com falta de Cafeína, e SEQUER leu as capas dos Livros, sobre o Mercantilismo (séculos XV e XVIII)…
O vitimismo é nova pandemia. Não importa a causa, só importa se autodeclarar vítima disso ou daquilo. Sabe de uma coisa? Acho que também sou vítima. Do que? Depois penso em algo bem lacrador.
Boa, resumiu tudo.
Logo depois de falar isso foi encontrado e retornou com segurança ao hospício.
E algum dinheirinho no bolso, objetivo oculto dos idealistas líderes dos movimentos sociais.
rsrsrs
E a gente achando que a idiotice era uma exclusividade do Brasil.