Novos capítulos da história do submarino Titan vieram à tona nesta quarta-feira, 28. A Guarda-Costeira dos Estados Unidos informou que possíveis restos humanos foram encontrados nos destroços do submersível.
Autoridades norte-americanas disseram que médicos profissionais irão analisar se esses possíveis restos humanos são compatíveis com os tripulantes mortos na provável implosão do submarino.
De acordo com Jason Neubauer, líder da operação, as evidências devem fornecer informações preciosas sobre as reais causas da tragédia.
“Ainda há muito trabalho a ser feito, para entender os fatores que levaram à perda catastrófica do Titan”, disse Neubauer. “Nosso objetivo é ajudar a garantir que uma tragédia semelhante não aconteça.”
Os destroços do submarino servirão para que os investigadores avaliem as causas da implosão. Nesta tarde, a Guarda-Costeira dos Estados Unidos divulgou imagens dos pedaços da embarcação.
Leia mais: “Titanic: quem é o homem que quase fez expedição no submarino que implodiu”
As autoridades dos EUA, do Canadá e da França deram início a uma operação para averiguar as causas do acidente. Os três países forneceram navios, aviões e sondas para as análises.
Partes do submarino Titan e possíveis restos humanos dos tripulantes foram encontrados no mesmo dia
A agência de notícias Canadian Press divulgou, nesta tarde, fotos inéditas dos restos do submarino que implodiu ao visitar o Titanic.
O que sobrou do veículo será periciado para entender as causas da tragédia que matou cinco pessoas.
Águas traiçoeiras
O desaparecimento do submarino Titan chamou atenção para alguns temas. Um deles trata da dificuldade que é trafegar na região do Oceano Atlântico onde o submersível afundou.
A embarcação da empresa norte-americana OceanGate partiu da costa do Canadá na manhã do domingo 18, em direção aos destroços do Titanic. O veículo deveria voltar à superfície no fim da tarde, o que não ocorreu.
Quatro dias depois, a empresa de turismo e a Guarda-Costeira dos Estados Unidos confirmaram que os cinco tripulantes da embarcação tinham morrido. Indícios mostram que a causa pode ter sido a implosão do submersível.
E quais foram os riscos oferecidos pelas águas nas quais trafegavam o submarino Titan? Por que são traiçoeiras? Clique aqui e saiba mais.
Carnaval logístico e de despesas. Evidências da implosão logo na descida, nas primeiras horas. O perímetro (e tempo) de buscas foi excessivamente dilatado. No final, foi isso mesmo: o acidente ocorreu no local da descida. Houve até uma explosão que se ouviu com nitidez. Concluo que essa gente toda têm motivos que desconhecemos.