A Autoridade Supervisora do Mercado Financeiro da Suíça (Finma) anunciou nesta quarta-feira, 29, a aprovação do primeiro fundo de criptomoedas do país.
Disponível para investidores qualificados, o Crypto Market Index Fund investirá em ativos digitais baseando-se na tecnologia de blockchain — uma ferramenta que facilita o processo de registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial.
Leia mais: “Polícia do Rio prende 13 em ação contra milícia que lavava dinheiro com bitcoins“
O fundo de investimentos é gerenciado pela empresa Crypto Finance, administrado pela PvB Pernet von Ballmoos AG e custodiado pelo Seba Bank AG, que acaba de receber licença para atuar em nível institucional.
As regras
Os investimentos devem ser realizados por meio de plataformas com sede em um país membro da Força-Tarefa de Ação Financeira, uma organização intergovernamental fundada com o propósito de desenvolver e promover políticas de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
“A fim de facilitar a inovação, a Finma aplica as disposições existentes das leis do mercado financeiro de forma consistente e neutra em termos de tecnologia”, informou o órgão em nota.
Leia também: “China proíbe todas as transações com criptomoedas”