Segundo o conselheiro da Organização Mundial da Saúde (OMS), David Heymann, o surto de varíola dos macacos na Europa pode ter sido causado por hábitos sexuais de risco em festas de música eletrônica, conhecidas como raves, na Espanha e na Bélgica.
Ainda de acordo com ele, o maior surto da doença na história da Europa pode ser encarado como um “evento aleatório”.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 23, Heymann disse que a principal teoria para explicar a propagação da doença é a transmissão sexual entre homens gays e bissexuais em duas festas rave realizadas nos dois países.
“É muito possível que alguém tenha se infectado, desenvolvido lesões nos genitais, nas mãos ou em outro lugar e depois tenha espalhado para outras pessoas quando houve contato físico ou sexual próximo”, disse Heymann.
“E então houve esses eventos internacionais que semearam o surto em todo o mundo, nos Estados Unidos e em outros países europeus”, acrescentou.
A declaração do médico ocorre depois de o governo de Madri, na Espanha, interditar a sauna gay Paraiso. De acordo com Enrique Ruiz Escudero, conselheiro de Saúde da Comunidade de Madri, a maioria dos casos positivos do país está associada ao estabelecimento.
Heymann também afirmou que um comitê internacional de especialistas se reuniu por videoconferência para analisar o que precisava ser estudado sobre o surto e comunicado ao público, “por causa da urgência da situação”.
Surto pelo mundo
Até o momento, a OMS confirmou cerca de 90 casos de varíola dos macacos nos Estados Unidos, na Alemanha, França, Israel, Dinamarca, África Central e em outros países. Os sintomas da doença incluem febre, dores de cabeça e erupções cutâneas.
Na sexta-feira 20, autoridades alemãs identificaram o primeiro caso de infecção por varíola dos macacos no país. Segundo o Instituto de Microbiologia da Bundeswehr, ligado às Forças Armadas alemãs, o vírus foi detectado em um brasileiro de 26 anos que chegou à Alemanha vindo de Portugal, após passar pela Espanha.
muita espuma para pouco sabão – muito blá blá, blá para espalhar terrorismo.
Não dou 3 semanas para começarem a falar em vacina… 3….2…1. Problema, histeria coletiva, solução. Ciclo perfeito para aumento de poder político e econômico sobre a população. O golpe do roteiro da novela é antigo, apenas os atores que mudam.
Eita…. A OMS quem falou… Vai começar a chiadeira…. Começo a achar que são vírus fabricado, em tão pouco tempo. A ver.
Por que será q não se encontra uma única linha escrita sobre esse tema na Folha e no UOL? Segunda-feira 23/05 23.34hs.
Advinha…..
24/05, 06:44. Folha e UOL apresentam três artigos sobre o tema. Entraram pelo lado científico e gastaram linhas falando de variações genéticas. Nenhuma linha sobre os locais onde essa doença se originou como suspeita a OMS e reporta OESTE. Por que será q não dão a notícia completa?