Taiwan denuncia incursões de aviões e navios chineses

País tem um governo independente da China desde 1949
-Publicidade-
Caças Shenyang J-16 da Força Aérea chinesa | Foto: Divulgação
Caças Shenyang J-16 da Força Aérea chinesa | Foto: Divulgação

O  Ministério da Defesa de Taiwan denunciou que 22 aviões e seis navios militares chineses fizeram incursões em áreas em volta da ilha. Os movimentos militares ocorreram no domingo 15.

De acordo com comunicado citado pela agência de notícias taiwanesa CNA, as invasões coincidiram com a chegada de uma delegação de congressistas norte-americanos que se reúnem com representantes do governo. A viagem dos parlamentares ocorre 12 dias depois da visita à Taiwan de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes do Congresso dos Estados Unidos.

-Publicidade-

Segundo o governo de Taiwan, dez dos aviões chineses atravessaram uma linha no Estreito de Formosa. Essa marcação tem funcionado como fronteira não oficial tacitamente respeitada por Taiwan e China nas últimas décadas.

A Força Aérea da ilha monitorou a situação com patrulhas aéreas de combate e navais e ativação de sistemas de mísseis terrestres, disse o ministério. A China chamou a visita de Nancy de “farsa” e “deplorável traição”. Pequim impôs sanções comerciais à ilha e exercícios militares nas imediações de Taiwan.

A China reclama a soberania sobre Taiwan. A ilha declarou independência de Pequim em 1949, depois que o Partido Comunista da China passou a controlar o continente.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Se a China invadir Taiwan, sofrerá mais perdas do que a Rússia na Ucrânia. Se a China encampar o Mar da China Meridional (Ilhas Spratly), passará a controlar as principais rotas de comércio da Ásia. Na verdade a China já está fazendo isso e os E.U.A. estão caladinhos. Não seriam os exercícios militares próximos a Taiwan apenas uma distração?

  2. A CHINA É IGUAL A UM PITBUL LATINDO, SÓ LATE, PASSOU A MÃO NA CABEÇA JÁ FICA COM O RABO ABANANDO. NÃO TEM CORAGEM DE ENFRENTAR UM MAIS FORTE QUE ELE. NÃO TEM EXPERIÊNCIA DE GUERRA, BATALHAS E DE FRONT, VAI FICAR ASSIM ATÉ CANSAR E OS OUTROS VEREM QUE NÃO SÃO DE PORRA NENHUMA.

    1. KKKKKKKK … ACREDITO QUE VAI SER IGUAL AO QUE A RÚSSIA FEZ COM A UCRÂNIA, VAI CHEGANDO, VAI CHEGANDO, VAI COMENDO UM PASTEL E VAI TOMAR CONTA DO PEDAÇO.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.