O Talibã anunciou nesta segunda-feira, 6, que derrotou os rebeldes e assumiu o “controle total” da região do Vale do Panjshir, a última das 34 províncias do país que ainda não havia sido dominada pela milícia. A informação foi divulgada pelo porta-voz dos extremistas, Zabihullah Mujahid.
Os rebeldes da Frente de Resistência Nacional, por sua vez, negam que o local tenha sido tomado pelo Talibã. O grupo afirma que “continuará lutando” e mantém “posições estratégicas” na região. Em uma postagem nas redes sociais, o líder rebelde Ahmad Massoud disse que estava protegido.
Leia mais: “Talibã ganha terreno no Vale do Panjshir”
O Vale do Panjshir é uma região íngreme e de difícil acesso. A capital da província, Bazarak, está localizada a 120 quilômetros de Cabul. Historicamente, trata-se de um antigo reduto antitalibã.
Leia também: “Chefe do Estado-Maior dos EUA vê risco de guerra civil no Afeganistão”
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram integrantes do Talibã em frente ao portão da sede do governo da província de Panjshir, comemorando a suposta conquista da região. Segundo os talibãs, um novo governo local seria formado em breve.
Leia também: “O que restou de armamento dos EUA no Afeganistão”