Grupo extremista que controla do Afeganistão, o Talibã ordenou que apresentadoras de TV do país cubram o rosto enquanto estiverem no ar. A determinação veio por meio de decreto oficial da organização, na última quarta-feira, 18.
A ordem que afeta as apresentadoras acontece duas semanas depois que todas as mulheres foram orientadas a usar um véu facial em público — caso desrespeitem a determinação, elas vão enfrentar punições.
Nas redes sociais, o jornalista Wali Arian, da Shamshad TV, compartilhou um protesto da apresentadora Yalda Ali a respeito da nova determinação do Talibã.
#AFG A powerful message from an Afghan woman (TOlo TV Host) that needs reflection: This is me, Yalda Ali, a woman -on verge of being eliminated by the Prevention of Vice and Promotion of Virtue. We are required to appear like this, hereafter. @bsarwary pic.twitter.com/Gjjhgm0wJf
— Wali Arian (@waliarian) May 19, 2022
As normas para uso de véu facial se juntam a outras medidas restritivas às mulheres no país. Recentemente o Talibã também ordenou que as afegãs estão proibidas de viajarem de avião sem a companhia de um parente homem e que escolas secundárias não devem receber meninas.
O Talibã é um movimento fundamentalista que se originou da resistência da ocupação da União Soviética no Afeganistão, consolidado em meados da década de 90 do último século. Hoje, é considerado oficialmente como grupo terrorista por Estados Unidos e União Europeia.
Por muitos anos os extremistas do Talibã ajudaram a esconder o saudita Osama Bin Laden, articulador dos atentados de 11 de setembro de 2001, até seu assassinato por tropas norte-americanas, em 2011.
Este é o presente que os EUA deram as mulheres afegãs.
E as feministas ?
Quietinhas…..balançando a cabeça em concordância.