Alemanha considera banir Telegram por ‘discursos de ódio’

Ministra do governo criticou 'grupos de extrema direita'
-Publicidade-
Telegram pode ser banido da Alemanha
Telegram pode ser banido da Alemanha | Foto: Reprodução

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, afirmou nesta quarta-feira, 12, que o Telegram pode ser banido do país. Nancy disse que a possibilidade de eliminar o aplicativo de mensagens está sendo considerada em razão das “fake news” relacionadas à eficiência das vacinas e aos discursos de ódio feitos contra os grupos minoritários.

Segundo ela, caso “grupos de extrema direita” continuem falando contra às restrições relacionadas à pandemia no aplicativo, o Telegram pode ser excluído em todo o território alemão.

“Não podemos descartar banir o aplicativo”, disse. “O encerramento seria grave e um último recurso. Todas as outras opções devem ser esgotadas primeiro”, informou a ministra, em uma entrevista concedida ao site Die Zeit.

-Publicidade-

Ao ser interpelada sobre como manter a liberdade do povo alemão com essa possível mudança, a ministra argumentou que nenhum direito fundamental está sendo retirado.

“É sempre difícil equilibrar liberdade e segurança e é claro que existem ameaças”, observou. “Mas, apesar de tudo, vivemos com segurança neste país, e os direitos de liberdade não estão fundamentalmente em questão”.

Telegram no Brasil

Conforme noticiou a Revista Oeste, em dezembro de 2021 o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou que “muitas teorias da conspiração” circulam pelo Telegram. Para combater a desinformação, Barroso mandou um ofício para o CEO do app, Pavel Durov.

O documento ressaltava a necessidade de criar um “diálogo aberto e frutífero do TSE com provedores de aplicativos de internet, especialmente redes de mídia social e aplicativos de mensagens”.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.