publicidade
Mundo

Terremoto de alta magnitude atinge Taiwan

Abalo de 7.0 também foi sentido na capital, Taipei, onde prédios balançaram durante alguns segundos

Taiwan terremoto 27 dezembro
Autoridades estão em alerta para possibilidade de novo terremoto em Taiwan | Foto: Reprodução/YouTube

Um terromoto de magnitude 7,0 atingiu a região marítima próxima à cidade de Yilan, no nordeste de Taiwan neste sábado, 27. De acordo com a Administração Meteorológica da ilha, até o momento não foram registrados danos significativos, relata o The Business Standard, de Bangladesh.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O abalo também foi sentido na capital, Taipei, onde prédios balançaram durante alguns segundos. O fenômeno na cidade foi classificado como intensidade quatro, indicando que apenas pequenos danos poderiam ocorrer.

Autoridades municipais confirmaram que não houve prejuízos graves, embora tenham sido registrados casos isolados de vazamentos de água e gás e pequenas rachaduras em algumas construções.

Em Yilan, aproximadamente 3 mil residências ficaram temporariamente sem eletricidade, segundo informou a Companhia de Energia de Taiwan. Além disso, a TSMC, importante fabricante de semicondutores, precisou evacuar algumas unidades localizadas no Parque Científico de Hsinchu, no norte da ilha. Todos os funcionários já retornaram às atividades normais.

Ameaça de novo terremoto em Taiwan

A Administração Meteorológica alertou que nos próximos dias podem ocorrer réplicas com magnitude entre 5,5 e 6,0, mas os danos devem permanecer limitados devido à profundidade do tremor e à distância da costa.

Leia mais: “Tsunami asiático: um dos maiores desastres naturais da história completa 21 anos”

O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, garantiu que as autoridades mantêm a situação sob controle e reforçou que a população deve permanecer atenta às possíveis réplicas.

Taiwan está localizada na interseção de duas placas tectônicas, o que torna a região naturalmente vulnerável a tremores. Eventos anteriores demonstram o risco contínuo: um terremoto de magnitude 7,3 em 1999 matou mais de 2 mil pessoas, enquanto outro abalo no sul da ilha, em 2016, resultou na morte de mais de 100 habitantes.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.