Tratamento contra a covid é eficaz para combater mutações da Ômicron

Anúncio foi feito pela farmacêutica GSK nesta terça-feira, 7
-Publicidade-
O medicamento mostrou resultados positivos contra todas as mutações da nova variante
O medicamento mostrou resultados positivos contra todas as mutações da nova variante | Foto: Divulgação/GSK

O medicamento sotrovimabe se mostrou eficaz para o tratamento contra a covid-19. Ele é baseado em anticorpos e revelou resultados positivos contra todas as mutações da nova variante Ômicron do coronavírus.

O anúncio foi feito pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) nesta terça-feira, 7.

Foram citados novos dados dos estudos em estágio inicial do remédio, desenvolvido com a parceira americana Vir Biotechnology.

-Publicidade-

O estudo — que ainda deve ser publicado — mostra que o tratamento com o sotrovimabe é eficaz contra todas as 37 mutações identificadas até o momento na proteína spike, informou a farmacêutica em um comunicado.

Na semana passada, mais dados pré-clínicos mostraram que a droga havia sido eficaz contra mutações-chave da variante Ômicron.

O sotrovimabe é designado para se “agarrar” à proteína spike, que fica na superfície do coronavírus, mas a Ômicron possui um número não usual de mutações nesta mesma proteína.

“Esses dados pré-clínicos demonstram potencial de nossos anticorpos monoclonais serem efetivos contra a última variante, a Ômicron, além de outras variantes de preocupação definidas pela Organização Mundial da Saúde”, disse o chefe científico da GSK, Hal Barron.

A GSK e a Vir desenvolveram os chamados “pseudovírus”, que correspondem às mutações presentes nas variantes suspeitas que emergiram até o momento.

As empresas têm testado a vulnerabilidade do tratamento contra a covid com o sotrovimabe.

Anvisa aprovou uso emergencial

Em setembro, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do medicamento sotrovimabe contra a covid-19. No entanto, o medicamento não será disponibilizado em farmácias, o uso será restrito a hospitais.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.