As tropas da Rússia reivindicaram o controle da Usina de Coque, em Avdiivka, na Ucrânia. O avanço militar ocorreu nesta segunda-feira, 19. De acordo com a CNN Brasil, é a maior façanha de Moscou desde que seus militares invadiram a cidade de Bakhmut, em maio de 2023.
A tomada do território ocorreu quase dois anos depois que o presidente Vladimir Putin deu início à guerra.
Leia mais: “Ucrânia usa drones para destruir navio usado pela Rússia em invasões; veja vídeo”
Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, os soldados seguiram por 9 km dentro da área reivindicada. A pasta informou que as tropas russas dominaram a região depois de uma batalha urbana.
Ucrânia retira seus soldados e abre espaço para as tropas da Rússia
A Ucrânia retirou seus soldados para evitar que fossem totalmente cercados ao fim do combate. Putin classificou o domínio de Avdiivka como uma importante vitória e parabenizou as tropas russas.
“O agrupamento de tropas do ‘Centro’, que realizou a ofensiva, assumiu o controle total da Usina de Coque em Avdiivka”, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia, em comunicado.
Saiba mais: “Ucrânia acusa Rússia de usar novo míssil hipersônico”
A televisão estatal russa mostrou quando as tropas hastearam a bandeira branca, azul e vermelha em Avdiivka, no lugar das bandeiras ucranianas, nas cores azul e amarela.
O avanço russo foi oportuno. O país tomou o controle da usina no momento em que Kiev planejava uma mobilização.
Leia mais: “Kremlin se manifesta sobre morte de Alexei Navalny”
Além disso, há uma outra movimentação em paralelo: o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nomeou um novo comandante para dirigir as tropas. Diante disso, Moscou tenta reduzir as forças da Ucrânia.
Para a Rússia, a retirada do Exército ucraniano foi uma ação apressada e caótica, com soldados e armas deixados para trás. Os militares ucranianos disseram que houve baixas, mas que a situação se estabilizou um pouco depois da retirada.
Relembre a guerra no Leste Europeu
Em fevereiro de 2022, Putin enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia. A ação desencadeou uma guerra em grande escala.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
A cidade de Avdiivka, chamada de Avdeyevka pelos russos, passou por uma década de conflito. A cidade foi tomada em 2014 por separatistas apoiados por Moscou, que se apoderaram de uma faixa do leste da Ucrânia. Contudo, o domínio foi breve. As tropas ucranianas retomaram a cidade e construíram extensas fortificações.
Leia também: “Desastre diplomático”, reportagem de Silvio Navarro na Edição 182 da Revista Oeste
Aparentemente, a troca de comando na Ucrânia não deu bons resultados.