publicidade
Mundo

Trump pede evacuação total de Teerã: 'Irã não pode ter arma nuclear'

Presidente dos EUA diz que país islâmico deveria ter assinado acordo

Bombardeiros B-2 dos EUA decolaram como isca rumo ao Pacífico, enquanto sete aeronaves reais cruzaram o mundo em silêncio para atingir instalações nucleares iranianas | Foto: Reuters/Kevin Lamarque
Bombardeiros B-2 dos EUA decolaram como isca rumo ao Pacífico, enquanto sete aeronaves reais cruzaram o mundo em silêncio para atingir instalações nucleares iranianas | Foto: Reuters/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na noite desta segunda-feira, 16, uma mensagem em sua rede social em que afirma que o Irã deveria ter aceitado um acordo proposto anteriormente e alerta a população sobre a situação no país do Oriente Médio.

“Irã deveria ter assinado o ‘acordo’ que eu disse para eles assinarem”, escreveu Trump. O presidente responsabilizou o governo iraniano pela escalada de tensão na região. “Que vergonha e desperdício de vidas humanas.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Na sequência, reiterou sua posição sobre a questão nuclear. “De forma simples, O IRÃ NÃO PODE TER UMA ARMA NUCLEAR”. A frase, grafada com partes em letras maiúsculas, segue a retórica adotada por Trump desde sua saída do acordo nuclear com o Irã, em 2018. “Eu disse isso repetidamente!”

A publicação termina com uma advertência direta à população da capital iraniana: “Todos devem evacuar Teerã imediatamente!”. A mensagem não esclarece se há riscos concretos e iminentes ou se trata-se de uma medida preventiva. O post rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais e acumulou mais de 10 mil compartilhamentos e mais de 40 mil curtidas.

Irã quer que Trump force Israel a desistir de ofensiva

Nesta segunda-feira, 16, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, publicou uma mensagem no X em que atribui a Trump o poder para forçar o fim dos ataques de Israel.

“Se o presidente Trump for genuíno em relação à diplomacia e estiver interessado em interromper essa guerra, os próximos passos serão consequentes”, escreveu Araqchi. “Basta um telefonema de Washington para amordaçar alguém como Netanyahu.”

Teerã teria pedido ao Catar, à Arábia Saudita e a Omã para que eles pressionassem Trump a usar sua influência sobre Israel para forçar o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a concordar com um cessar-fogo. Em troca, o Irã mostraria flexibilidade nas negociações nucleares.

Em várias ocasiões, Trump tem dito que o bombardeio israelense poderia terminar rapidamente se o Irã concordasse com as exigências dos EUA para restringir o programa nuclear. Por outro lado, parlamentares iranianos têm defendido a ideia de abandono do tratado de não proliferação nuclear, o que colocaria um fim em qualquer negociação de cessar-fogo.

Leia também: “O Brasil não está longe da fronteira da Faixa de Gaza”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 186 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    Por favor TRUMP!
    Assina a magnistik…..e manda os SPIRIT com as GBR…..Drill baby,,Deep DRYLL….now! For yesterday ..

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.