publicidade
Mundo

Trump reúne líderes da América Latina em cúpula conservadora

Grupo 'Escudo das Américas' sela aliança contra influência da China e narcotráfico

Estados Unidos trump milei argentina eua
Donald Trump e Javier Milei | Foto: Reprodução/X/Oficina del Presidente de la República Argentina

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe neste sábado, 7, líderes latino-americanos alinhados ao seu governo em um resort de sua propriedade na cidade de Doral, na Flórida. O encontro marca o nascimento do grupo “Escudo das Américas”, uma coalizão estratégica que busca restaurar a hegemonia de Washington no continente. O governo republicano excluiu o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, da lista de convidados, reforçando o isolamento do petista perante a nova configuração geopolítica da região.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

A Casa Branca define os membros do grupo como os aliados mais fortes e com ideais semelhantes no hemisfério. A coalizão trabalhará em conjunto para impedir a interferência estrangeira, o avanço de cartéis narcoterroristas e a imigração ilegal em massa. Entre os nomes confirmados figuram expoentes da direita continental, como Javier Milei, da Argentina, Nayib Bukele, de El Salvador, e o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast. Além de Lula, representantes da esquerda como Claudia Sheinbaum (México), Gustavo Petro (Colômbia) e Delcy Rodríguez (Venezuela) também não receberam convite.

Receba nossas atualizações

Encontro Trump marca união contra a China

A cúpula simboliza uma atualização da Doutrina Monroe, com o objetivo de afastar as nações vizinhas da esfera de influência de Pequim. O governo Donald Trump frequentemente refere-se ao continente como o pátio dos Estados Unidos e demonstra preocupação com o avanço chinês. Um relatório recente do Congresso americano alertou para o uso militar de bases aeroespaciais chinesas na América do Sul, incluindo o Brasil. A reunião deste sábado, 7, culminará na assinatura da “Carta de Doral”, documento que defende o direito dos povos do hemisfério de definirem seus destinos livres de interferências externas.

O secretário de Estado, Marco Rubio, e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, participam das discussões ao lado de Trump. Noem, que assumirá em breve o posto de embaixadora dos EUA para o Escudo das Américas, deve liderar as estratégias de contenção migratória e segurança regional. A iniciativa tenta reverter um cenário de duas décadas em que a China superou os Estados Unidos como principal parceiro comercial de quase todos os países da América do Sul. Com a nova coalizão, Washington espera consolidar um bloco de resistência conservadora e econômica capaz de frear o avanço do regime de Xi Jinping no território americano.

Leia também: “Tornados deixam mortos e feridos nos Estados Unidos”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.