Quase todas as restrições relativas à pandemia de covid-19 foram levantadas na Turquia no dia primeiro de julho. Menos a proibição de ouvir música em alto volume depois da meia-noite. Oficialmente é para “reduzir a poluição sonora”. Mas muitos turcos consideram essa lei apenas uma das medidas repressivas do presidente Recep Tayyip Erdogan, identificado com o islamismo mais conservador. A proibição de música “é uma ação ideológica”, declarou um advogado. “Não tem nada a ver com saúde”.
O jornal The Times relatou a maneira criativa como os frequentadores de um night club de Ankara desafiaram a lei. Quando chegou a meia-noite, o DJ desligou o som e avisou: “Senhoras e senhores, a festa silenciosa começou”.
Em seguida, fones de ouvido foram distribuídos e todos os clubbers passaram a dançar, ouvindo a mesma música, mas sem “poluição sonora”. Um deles chegou a citar o filósofo Friedrich Nietsche para o repórter: “Aqueles que são vistos dançando são tidos como loucos pelos que não conseguem ouvir a música”.
Leia também: “Mulheres armadas contra o Talibã”