Turcos protestam na pista de dança

Governo proíbe música alta depois da meia-noite. Mas os clubbers dançam do mesmo jeito
-Publicidade-
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Quase todas as restrições relativas à pandemia de covid-19 foram levantadas na Turquia no dia primeiro de julho. Menos a proibição de ouvir música em alto volume depois da meia-noite. Oficialmente é para “reduzir a poluição sonora”. Mas muitos turcos consideram essa lei apenas uma das medidas repressivas do presidente Recep Tayyip Erdogan, identificado com o islamismo mais conservador. A proibição de música “é uma ação ideológica”, declarou um advogado. “Não tem nada a ver com saúde”.

O jornal The Times relatou a maneira criativa como os frequentadores de um night club de Ankara desafiaram a lei. Quando chegou a meia-noite, o DJ desligou o som e avisou: “Senhoras e senhores, a festa silenciosa começou”.

Em seguida, fones de ouvido foram distribuídos e todos os clubbers passaram a dançar, ouvindo a mesma música, mas sem “poluição sonora”.  Um deles chegou a citar o filósofo Friedrich Nietsche para o repórter: “Aqueles que são vistos dançando são tidos como loucos pelos que não conseguem ouvir a música”.

-Publicidade-

Leia também: “Mulheres armadas contra o Talibã”

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site