Segundo o porta-voz da Defesa Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, seis balões russos foram avistados sobrevoando a região de Kiev, sendo que a maioria foi abatida pela defesa aérea ucraniana. Ihnat afirmou, nesta quarta-feira, 15, que a Rússia quer esgotar os equipamentos de defesa aérea da Ucrânia.
“O propósito de lançar os balões era possivelmente detectar e esgotar nossas defesas aéreas”, disse o porta-voz. “O inimigo quer que usemos nossas defesas aéreas, que protegem nossos objetos estratégicos, nesses balões, que não custam nada.”
De acordo com a Defesa da Ucrânia, os balões russos podem estar carregando refletores de canto e equipamentos de reconhecimento. As sirenes de ataques antiaéreos foram ativadas, porque balões russos estavam sobrevoando o espaço aéreo ucraniano em alta altitude.
“Segundo informações que agora estão sendo esclarecidas, eram balões que se moviam no ar pela propulsão do vento”, escreveu o órgão militar pelo aplicativo de mensagens Telegram, nesta quarta-feira, 15.
O porta-voz da Força Aérea disse também que a Rússia poderia estar usando balões para preservar os estoques de drones de reconhecimento.
“Drones de reconhecimento, como o Orlan-10, agora estão sendo usados com mais moderação, e eles pensaram: ‘Por que não usamos esses balões?’. Então eles estão usando”, disse Ihnat.
Relacionadas
A primeira vítima em qquer guerra é a verdade!
E o São João ainda nem começou.