publicidade
Mundo

Ucrânia aprova acordo com EUA pela exploração de minerais

Plano criará um fundo de investimento focado na exploração de minerais estratégicos por empresas dos EUA e Europa e em reinvestimentos na reconstrução ucraniana

Parlamento Ucrânia acordo minerais EUA
Acordo teve a aprovação de 338 deputados ucranianos | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O Parlamento da Ucrânia, denominado Rada, aprovou o acordo recém-firmado entre Ucrânia e Estados Unidos (EUA) para exploração de minerais no país. Em uma votação transmitida ao vivo, 338 deputados disseram sim à proposta.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

Com isso, nasce oficialmente o plano para um fundo de investimento focado na exploração de minerais estratégicos — os que movem guerras, economias e tecnologias.

Antes da ratificação, a Comissão de Relações Exteriores da Rada havia dado o sinal verde, depois que o governo submeteu todos os documentos exigidos: nota explicativa, texto do tratado e protocolo de registro.

“338 votos a favor”, declarou Andriy Yermak, chefe do Gabinete Presidencial, em vídeo no Telegram em que comemora a aprovação. “Uma decisão histórica. Esse acordo tornará a Ucrânia mais forte. Obrigado a todos pelo trabalho. É assim que se faz história.”

Os EUA e a Ucrânia firmaram o acordo em 1º de maio, em Washington, com as assinaturas da ministra da Economia, Yuliia Svyrydenko, e do secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

O tratado estabelece a criação do Fundo de Investimento para a Reconstrução EUA−Ucrânia, estruturado como uma sociedade limitada.

Do lado norte-americano, o fundo será gerido pela U.S. International Development Finance Corporation (DFC). Do lado ucraniano, o controle ficará com a chamada Agência PPP, que trata de parcerias público-privadas. Os detalhes dessa agência devem aparecer em um dos dois acordos técnicos ainda a serem assinados.

Mas esses documentos futuros não exigirão nova votação parlamentar, segundo esclareceu o vice-ministro da Economia, Taras Kachka:

“Separamos o que precisa passar pela Rada e o que pode ficar no nível corporativo”, afirmou. “O Parlamento, no entanto, mantém seu poder de supervisão.”

No Comitê de Finanças e Política Aduaneira, o deputado Yaroslav Zheleznyak destacou uma cláusula importante: qualquer novo arranjo sobre o fundo não poderá contrariar o que foi agora aprovado.

Reconstrução da Ucrânia

O fundo cuidará da receita da extração de recursos naturais no solo ucraniano. De combustíveis fósseis a metais raros, empresas norte-americanas vão ajudar a explorar as riquezas enterradas no Leste Europeu.

O tratado começou a ganhar forma em fevereiro, quando Bessent apresentou a proposta a Volodymyr Zelensky em Kiev. Agora, meses depois, com a votação encerrada, a maratona chegou ao fim — e o fundo está prestes a nascer.

Leia mais: “Depois de anúncio de viagem de Lula à Rússia, Ucrânia rejeita diálogo com o Brasil”

O objetivo declarado é que esses minerais — como terras raras, lítio, titânio e outros essenciais para baterias, armas e tecnologias avançadas — abasteçam cadeias produtivas de países aliados, especialmente a indústria de defesa, energia e tecnologia dos EUA e da Europa.

O fundo criado, em contrapartida, vai administrar os investimentos e os lucros, com a promessa de reinvestir parte dos ganhos na reconstrução e no desenvolvimento econômico da Ucrânia.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade